O Promotor da 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Teófilo Otoni, dr. Enzo Pravatta Bassetti, enviou ofício ao delegado Regional da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Teófilo Otoni, dr. Washington Souza Filho, na quinta-feira (18/03/21), parabenizando a equipe da Delegacia de Repressão a Homicídios de Teófilo Otoni, que tem como titular a dra. Hérika Ribeiro Sena.
A homenagem direcionada à dra. Herika é extensiva à sua equipe: Lívia Ferreira Metri Ribeiro, Lucas da Franca Barreiros, Larissa Syngrig Pereira Santana e Winter G. W. Menezes, – “que não medem esforços para desempenhar, da melhor maneira possível, as atribuições inerentes aos cargos que ocupam”, disse o promotor, destacando ainda o trabalho altamente técnico e produtivo da dra. Hérika e a equipe de investigadores.
O delegado Regional de Teófilo Otoni, dr. Washington Souza Filho ressalta que é uma grande honra trabalhar com uma equipe tão distinta como essa com atribuições para apuração de crimes de homicídios. “Todos os membros são pessoas comprometidas e dedicadas à função que exercem, procurando prestar um serviço público de qualidade, dando uma resposta a nossa sociedade e levando segurança a todos da nossa cidade e região. Com eles sei que todas as possibilidades serão esgotadas para a completa apuração dos fatos e a autoria revelada”, disse.
A dra. Hérika Ribeiro Sena disse que se sente muito agradecida e certa de que essa foi a profissão que Deus escolheu para ela. “É com muita alegria que recebo esse reconhecimento do Ministério Público na pessoa do promotor de justiça Enzo Bravatta. O êxito no trabalho só é possível porque tenho ao meu lado uma equipe competente e dedicada, que não mede esforço, para tentar levar uma sensação de segurança para a comunidade de Teófilo Otoni, cidade que amamos”.
Na oportunidade, a dra. Hérika agradeceu ao chefe do 15º Departamento de Polícia Civil, dr. Rômulo Quintino e ao delegado Regional, dr. Washington Souza Filho, que a ela confiaram a titularidade de uma pasta tão importante, que é a Delegacia de Homicídios. “Amo o que faço, e todos os dias agradeço a Deus por ter me escolhido para uma profissão tão honrosa. Obrigada a todos”, disse.
Morte da comerciante Maria Nunes – Dentre as várias investigações que a dra. Hérika esteve à frente com sua equipe, destacamos a morte da comerciante Maria Nunes Guimarães, permissionária do mercado municipal de Teófilo Otoni. Maria Nunes foi morta, com requinte de crueldade e enterrada em cova rasa nos fundos de uma residência no Bairro Funcionários. A vítima foi dada como desaparecida pela família no dia 13/02/2021, posteriormente teve seu corpo localizado pela equipe da Delegacia de Homicídios de Teófilo Otoni. Após representação pela delegada, dra. Hérika e com parecer favorável do Ministério Público, o juiz decretou a prisão de dois investigados, além de outras medidas cautelares, um deles era funcionário da vítima.
Duas meninas desaparecidas – Outro fato que ganhou repercussão foi o caso de duas meninas que estão desaparecidas desde outubro de 2016, em Teófilo Otoni, e a dra. Hérica e sua equipe investigaram o caso, constatando que as duas foram assassinadas. E, mesmo os corpos não sendo encontrados, a Polícia Civil chegou à autoria do duplo homicídio. Na quarta-feira (10/03/21), no Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Eustáquio Peixoto, Matheus Rodrigues, conhecido por Matheuzinho, foi levado a julgamento e foi condenado a 47 anos de prisão, por duplo homicídio “triplamente qualificado” e ocultação de cadáver. As vítimas são Julia Cristina Dias de Souza e Sara Rodrigues dos Santos, de 17 e 18 anos, respectivamente, à época do desaparecimento.
Esses trabalhos relevantes prestados pela Delegacia de Homicídios de Teófilo Otoni levaram o promotor de Justiça, dr. Enzo, encaminhar ao Delegado Regional, dr. Washington Souza Filho, nota de elogios à equipe.