João Teixeira da Silva, conhecido popularmente como “João Soldado” ou “Seu João da Guarda Mirim”, faleceu na noite desta terça-feira (23/03/21), por complicações causadas pela Covid-19. Guerreiro como sempre foi, João Soldado estava internado na UTI do Hospital Santa Rosália, lutando contra a doença, mas infelizmente ele não resistiu e morreu aos 81 anos.
O seu falecimento deixou um vazio muito grande nos corações de inúmeras pessoas que tiveram a oportunidade e o privilégio de conviver com uma pessoa tão querida e respeitada como era o Senhor João Soldado, que foi chefe de disciplina da extinta Guarda Mirim em Teófilo Otoni. Muitos jovens, hoje grandes profissionais em diversos segmentos de trabalho, receberam seus ensinamentos e jamais vão esquecer. Ele deixa a esposa Juraci, 12 filhos, 28 netos e 10 bisnetos.
Foram várias as manifestações de carinho ao João Soldado, nas redes sociais, de pessoas que conviveram com ele, passaram pela Guarda Mirim, e podem dar testemunhos de quão importante foi esse guerreiro em suas vidas.
“Eu jamais esquecerei o quanto esse homem foi importante para mim, para meus irmãos e para centenas de menores em Teófilo Otoni e região, quando chefe de disciplina da extinta Guarda Mirim de Teófilo Otoni. O Sr. João Teixeira para mim, e para muitos que tiveram a honra de passar por seus ensinamentos e disciplina é e sempre será um dos verdadeiros heróis deste mundo de meu Deus. Descanse em Paz meu amigo, meu companheiro, meu instrutor, meu eterno chefe de disciplina, meu exemplo, meu pai, João Teixeira. Sempre terei um carinho enorme pelo senhor, mesmo que seja “in memoriam“. Policial Penal Sabino de Deus.
“Este sim merece uma homenagem da Câmara Municipal daquelas portentosas. Quiçá fazer grafar e grifar o seu nome na rua onde até hoje existe o prédio que nos faz lembrar da lendária, saudosa e importante instituição que comandou: a Guarda Mirim. Aquele logradouro sim, deveria chamar-se, doravante, Alameda João Soldado. Seria uma justa e reconhecida homenagem. Que Deus o receba bem pelas suas inúmeras benfeitorias em prol da juventude teofilotonense”. Oswaldo da Silva Vieira, Tenente-Coronel da reserva da PMMG. Atualmente atuando como Advogado em Teófilo Otoni.
“Infelizmente, faleceu o nosso Sr. Soldado João da Guarda Mirim. Foi um pai para muitos adolescentes. Foi um militar respeitado e honrado. Devo gratidão ao nominado e falei isso em vida para ele. Que Deus o tenha e conforte a família e amigos. Foi meu chefe na Guarda Mirim”. Tenente-Coronel da reserva da PMMG, Ivonil Campos.
“É com muita tristeza em meu coração que comunico o falecimento do meu pai João Teixeira da Silva (João Soldado), ex-chefe de disciplina da extinta Guarda Mirim masculina. Obrigado a todos que estiveram em oração durante esse período que meu pai esteve internado. Foi feita a vontade de Deus e sei que meu pai já está ao lado dele. Obrigado a todos do fundo do meu coração”. Repórter João Teixeira (filho).
“Ficam as lembranças boas. Você se foi meu ídolo. Aqui deixou seu legado. Obrigado por ter feito parte da minha vida. Sempre te amarei. Você é o melhor pai do mundo”. Repórter Josilei Silva. (filho).
“Teófilo Otoni, chora pela partida deste guerreiro, um excelente militar, um grande pai de família, que nos deixou um legado de honestidade, simplicidade e lealdade. O céu está em festa, pois ganhou mais uma estrela de um brilho radiante. Um pai carinhoso, alegre, brincalhão, assim que vai ficar pra sempre guardado em nossa memória, um exemplar chefe de família, que criou doze filhos com muita dedicação, amor e carinho. Espero um dia te encontrar na glória eterna meu velho pai. Sou grato e honrado de ser chamado de seu filho, descanse em paz”. Policial Militar Josinei Silva (filho).