Secretário de Saúde faz pronunciamento sobre o cenário da covid-19 em Teófilo Otoni

0
1712

Dr. Edilânio lamenta o registro de mais 9 óbitos por complicações causadas pela covid-19 no boletim desta sexta-feira (26)

O Secretário Municipal de Saúde, dr. Edilânio Aparecido de Oliveira, fez um pronunciamento na sexta-feira (26/03), após constar no boletim deste dia mais 9 óbitos por complicações causadas pela Covid-19. Foram nove óbitos ocorridos num intervalo de quatro dias. Ele destaca que, os profissionais de saúde do município tem trabalhado exaustivamente para salvar vidas, e cita como exemplo cidades do mesmo porte de Teófilo Otoni que já entraram em colapso.

“Pessoas estão morrendo por falta de atendimento. Isso na nossa cidade não aconteceu e não vai acontecer”, disse o secretário, informando que aumentou o número de leitos ofertados pelo SUS/UTIs, no Hospital Santa Rosália, no Philadelfia e no Bom Samaritano. Ressalta ainda, que foi construída uma ala para atendimento de UTI Covid com cerca de 10 leitos no Hospital Bom Samaritano.

Dentre as ações de enfrentamento da Covid-19 em Teófilo Otoni, ele informa que foram abertos mais três programas de médicos noturnos pra não sobrecarregar as unidades de pronto atendimento, foram separadas as UPAs – Covid e Não Covid, por último, disse que conseguiu abrir mais leitos clínicos no município. Eram 58 leitos, hoje são 98.

“E o meu trabalho não fica restrito apenas como gestor da Secretaria de Saúde de Teófilo Otoni. Todos os dias eu tenho acompanhado os hospitais e as UPAS. Tenho atendido como médico pneumologista e como gestor, para verificar e deliberar da melhor maneira possível o estado clínico dos nossos pacientes, dos nossos munícipes e também de pessoas de outras cidades”, disse.

Dr. Edilânio ressalta, que no cenário atual, Teófilo Otoni está se destacando em número de pessoas vacinadas. “Nós já conseguimos vacinar mais de 17.400 pessoas. Recebemos até então 23.415 doses, e essa vacinação vai continuar, tanto do Drive-Thru (nas quartas-feiras), como nos postos de saúde (nas sextas-feiras)”. Tranquiliza a população informando que, as pessoas que não tiverem condições de irem no Drive-Thru no Expominas ou no posto de saúde, serão vacinadas no domicílio.

“Eu estou aqui num momento muito difícil como profissional de saúde anunciando que perdemos 09 pacientes que estavam internados nesses últimos dias. Solidarizo com todos os familiares e amigos dessas pessoas. Fizemos de tudo, não faltou acompanhamento, não faltaram insumos como antibióticos, anticoagulantes e também oxigênio, mas infelizmente elas faleceram”, lamentou.

O secretário ressalta, que é necessário cumprir o protocolo imposto pelo Governo do Estado, com a onda roxa do Minas Consciente, valendo em todos os 853 municípios mineiros. Disse que está fazendo o seu papel e pede que a população também faça o seu, usando máscara de proteção, lavando sempre as mãos ou usando álcool em gel, evitando aglomeração e mantendo o distanciamento social. “Vamos fazer o esforço agora para pouparmos vidas, pra no futuro nós podermos abraçar nossos familiares e nossos amigos”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui