28ª Subseção da OAB/MG realiza a quinta entrega virtual de carteiras profissionais

0
1464

Na sexta-feira (26/03/21), às 17 horas, a 28ª Subseção da OAB/ MG de Teófilo Otoni, realizou a quinta solenidade virtual de entrega de Carteiras Profissionais de acordo com a Portaria 87/2020 que trata da regulamentação das solenidades virtuais no âmbito da OAB de Minas Gerais. Foram entregues 08 Carteiras Profissionais e 01 de Estagiário, após o juramento nos termos do Estatuto da Advocacia e da OAB (EAOAB), em solenidade conduzida pelo presidente da Comissão da OAB Jovem e Conselheiro da 28ª Subseção, dr. Rodrigo Caldeira de Barros.

A dra. Beatriz abriu a solenidade e deu início à entrega das Carteiras Profissionais. São três os requisitos objetivos para se inscrever na OAB: 1-concluir o curso de direito em entidade reconhecida pelo MEC. 2-Ser aprovado no Exame de Ordem. 3-Prestar o juramento institucional.

O novo inscrito Wagner Ferreira da Silva conduziu o juramento, “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça, e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”. Ao final, os demais inscritos: Ana Luiza Freitas, Brenda dos Santos Brito, Gilson Batista, Hangels Cairo Lages Silva, Marilene Silva Santos da Cruz, Mayara Pereira de Paula, Pedro Henrique Moura Santos, e o estagiário Joziel Rhis Ramalho, foram chamados nominalmente e disseram ´eu juro´. A presidente da 28ª Subseção da OAB/MG, dra Beatriz recebeu o juramento prestado e os novos inscritos foram declarados aptos ao exercício da advocacia em todo o território nacional.

Presidente da 28ª Subseção da OAB, dra. Maria Beatriz C. C. Neves

Presidente da 28ª Subseção da OAB/MG – Em seu pronunciamento a dra. Beatriz cumprimentou os novos inscritos na OAB que nesta data receberam a Carteira que é um divisor de águas na vida profissional de cada um, e destacou o seu compromisso com os jovens advogados, enfatizando que é uma grande satisfação recebê-los na 28ª Subseção da OAB de Teófilo Otoni, que está numa gestão democrática e participativa. Mesmo em tempo de pandemia a OAB de Teófilo Otoni não para, são campanhas, lives, palestras, comissões trabalhando.

“Como nosso paraninfo falou “quem vem pra OAB tem certeza que terá muito trabalho, e trabalho voluntário. É muito importante a participação de vocês. Nós estamos sempre buscando as melhores informações para os advogados e advogadas, tanto no aspecto profissional quanto no aspecto ético”, disse. Dra Beatriz disse que tem um grande apoio da ESA (Escola Superior de Advocacia) e da Caixa de Assistência local (CAA). E informou que daqui 15 a 20 dias será inaugurado o chamado “Meu Escritório”, que é uma estação de trabalho numa sala no prédio da OAB, com toda condição pra que o advogado possa peticionar, usar computador, scanner, internet, e o que precisar terá apoio da OAB. Destaca que o papel principal da OAB é apoiar o advogado, fiscalizar a profissão com base no Código de Ética e no seu Estatuto.

Paraninfo da Turma, dr Luiz Cláudio Chaves – presidente da CAA/MG

O Paraninfo da Turma, dr. Luiz Cláudio Chaves, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais proferiu seu discurso aos novos inscritos, e em nome da dra. Beatriz ele saudou a todos. “Eu quero saudar inicialmente já que é o mês da mulher, todos os advogados que recebem suas carteiras nessa tarde, em especial essa grande comandante da 28ª Subseção da OAB que é a dra. Beatriz. Competente, dinâmica, um exemplo de profissional do direito, de advogada, pra todos nós”.

Na oportunidade, destacou o trabalho que os delegados da CAA têm atribuído suas funções dentro das funções estatutárias, sem invadir competências alheias da OAB, mas trabalhando exatamente pra dar assistência à advocacia. A CAA é um braço social da advocacia mineira, e não tem se furtado nessa pandemia de atender inúmeros colegas, é pra isso que existe a Caixa.

Aproveitou a oportunidade e deu a notícia que Teófilo Otoni foi uma das Subseções escolhidas pela sua grandeza, número de advogados, importância jurídica e histórica. E, ele como cidadão honorário de Teófilo Otoni tem que ser o primeiro a reconhecer isso, que a cidade merece e vai ter a instalação do Escritório Compartilhado, um trabalho coworking, chamado pelos advogados de “Meu Escritório”, que dá ideia de pertencimento ao advogado. O espaço vai dar autonomia e praticidade para os advogados no exercício das suas funções.

Destacou o trabalho da dra. Paula Barreiros, que representa a Escola Superior de Advocacia (ESA), todos os membros de comissões, em especial abraça seus diletos afilhados, os novos inscritos, e disse – “Ser advogado é um estudo que não se finda, cada causa é um novo desafio, a cada mudança legislativa é um novo desafio. “Acompanhar as mudanças jurisprudenciais num pais de tamanha insegurança jurídica também é um grande desafio para advocacia. São desafios que movem a gente, se realmente a gente tem amor”. Dentre os atributos que acha fundamentais para a advocacia, dr. Luiz Cláudio citou uns. O primeiro deles é o amor à profissão. “Eu coloco como a vocação da pessoa pra seu mister. E a vocação é fundamental. O segundo é a ética profissional”.

Integraram a mesa diretora virtual dos trabalhos: presidente da 28ª Subseção da OAB/MG, dra. Maria Beatriz Cunha Cicci Neves; o Paraninfo da Turma, dr. Luiz Cláudio Chaves – presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais; a representante da Escola Superior de Advocacia na 28ª Subseção, dra. Paula Barreiros; delegada da Caixa de Assistência dos Advogados na 28ª Subseção, dra. Ângela Marta Mendes; conselheiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da 28ª Subseção, dr. Wallace Valente; presidente da Comissão Carcerária, dr Alonso Andrade; membro-diretor da Comissão da OAB Jovem, dr. Lucas Maciel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui