Moradora de Novo Cruzeiro, no Vale do Mucuri, inovou e focou no público infantil
Apesar da alta nos preços das matérias-primas utilizadas na fabricação de chocolate os produtores de ovos de Páscoa artesanais estão otimistas com as vendas em 2021. Os empreendedores do setor apostam que com a alta dos produtos nas gôndolas dos supermercados, além do receio da contaminação da covid-19, o consumidor vai preferir receber um produto mais em conta, porém, sem abrir mão da qualidade, no conforto do seu lar.
“Minhas expectativas não eram boas, por conta da pandemia e do dinheiro escasso no mercado. Porém, para o meu espanto, o retorno está sendo muito bom”, conta a produtora de ovos de Páscoa artesanais, da cidade de Novo Cruzeiro, no Vale do Mucuri, Edercy Hione Bedani.
A estratégia usada pela empreendedora para não perder vendas foi baixar o preço dos produtos que não precisam do delivery. Edercy também criou kits variados dos chocolates que atendessem a todos os bolsos. “É possível comprar produtos de R$15 a R$70. Outro diferencial são as embalagens: tenho ovos em sacos comuns e outros mais trabalhados, à escolha do cliente”, diz.
A Páscoa este ano está sendo melhor para Edercy em relação ao ano passado, quando atendeu pedidos somente dos amigos próximos. Em 2021, a empreendedora resolveu ampliar o leque, com foco no público infantil. “A maioria dos pais vai querer comprar uma lembrancinha para os filhos. Então, fiz um kit confeiteiro, com um filme de uma criança da minha cidade, e teve um retorno muito grande. Para mim, esse foi o auge da minha Páscoa”, comemora.
Oportunidade – A confeiteira tem se surpreendido com os resultados. Ela já vendeu aproximadamente 600 ovos de Páscoa. Um único cliente comprou mais de 300. E, com a aproximação da data, esse número deve crescer ainda mais.
“A divulgação do meu trabalho é feita basicamente nas redes sociais. Atualizo diariamente as postagens e conto com a ajuda dos clientes na propaganda boca a boca. Quem me ajuda na divulgação ainda ganha brindes. Pelo visto está dando certo. É muito gratificante ter esse retorno e ver a satisfação no rosto das pessoas”, afirma.
A Páscoa é uma época do ano que pode ser muito lucrativa para o mercado de doces e para quem quer ganhar um dinheiro extra. O empreendedor tem de ficar atento às oportunidades que o mercado oferece. Talvez seja a chance de criar um novo negócio. O primeiro passo é buscar capacitação para aprender sobre a produção dos ovos de chocolate, buscar inovação e oferecer produtos diferenciados em relação ao que normalmente é apresentado pelas grandes marcas”, explica o analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha.
Queda no consumo – Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise mostra que cerca de 102,7 milhões de brasileiros devem realizar compras para a Páscoa 2021 – o que representa uma redução de 10,5 milhões de consumidores frente à estimativa de 2019. De acordo com a sondagem, 64% dos consumidores pretendem comprar presentes e chocolates para a data, enquanto 19% não pretendem ir às compras este ano e 16% ainda não se decidiram.
(Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação, William de Jesus – (33) 99190-0011)