Laboratório da UFVJM inicia oficialmente as atividades em Teófilo Otoni

0
1014

O Laboratório de Pesquisa e Diagnóstico em Biologia Molecular, do campus Mucuri, está em pleno funcionamento, desde quinta-feira (02/09/2021)

O Comitê técnico, científico e multidisciplinar (CTCM) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), informou na quinta-feira (02/09/2021), que o Laboratório de Pesquisa e Diagnóstico em Biologia Molecular, do campus Mucuri, da UFVJM, iniciou oficialmente suas atividades. Nesta sexta-feira, os profissionais do LabBM receberam as amostras às 9h da manhã e, depois de analisá-las, ofereceram os resultados diagnósticos às 17h deste mesmo dia, ou seja, foram apenas 8 horas entre o recebimento e o resultado final.

Isso demonstra que toda a equipe está empenhada em aumentar a precisão e a agilidade do diagnóstico em saúde, para toda a população dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. A coordenação geral do comitê enfatiza que, a existência desse laboratório público significa um ganho imenso para a população, para o Sistema Único de Saúde (SUS), para a Saúde Suplementar e para os gestores públicos, visto que tende a aumentar a agilidade diagnóstica e, portanto, também resolubilidade terapêutica.

Em nota, o Comitê agradece todas as instituições parceiras que possibilitaram a concretização desse sonho. Reforça os compromissos em salvar as vidas das populações dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, as quais todos do comitê, servidores públicos, dedicam suas ações e igualmente suas vidas.

O coordenador geral do CTCM, professor Leonel Pinheiro informa que, o Laboratório está 100% pronto, com infraestrutura instalada, equipamentos de ponta, sistema de energia auxiliar, equipe treinada, capacitada e aptos para realização, não só de exames RT-PCR de Covid, mas de outras 17 doenças, sendo muitas endêmicas da região, como Dengue, Chikungunya, Zica, Febre Amarela, Leishmaniose, Hanseníase, Tuberculose, e um conjunto de outras doenças parasitárias desta região.

“O Laboratório iniciou oficialmente na data de hoje (02), a testagem de Covid das demandas dos exames da Rede Pública de Saúde da Regional de Saúde de Teófi lo Otoni”, confirmou o professor Leonel, ressaltando que, a meta nos próximos meses é aumentar a quantidade de exames, não só para a Covid, mas para as outras doenças que o laboratório está apto a realizar. Disse que foi feito um acordo com o Governo do Estado, que vai fornecer os insumos para o laboratório da UFVJM, e parte desses insumos, vai ser uma contrapartida dos municípios que estão celebrando um acordo de cooperação com o CTCM/UFVJM.

Leonel Pinheiro informa que já tem os insumos garantidos para os próximos meses, e conseguiu junto ao Governo do Estado, junto ao Consórcio Regional de Saúde (CIS-EVMJ), presidido pelo prefeito de Poté, Nêgo Sampaio, com o apoio do COSEMS Regional e Estadual, e a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, e também o Laboratório Macro que contribuiu com a expertise técnica pra melhorar e facilitar a logística de funcionamento. (Fotos: CTCM/UFVJM/ Professor Leonel Pinheiro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui