Kits de beleza são entregues às Mulheres do Cedro

0
884

Enfim, em 26/06, a equipe do Projeto Mulher Livre de Violência conseguiu iniciar as entregas dos kits de beleza montados e doados pela Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (AFAS), com sede em Belo Horizonte/MG. As integrantes do Grupo Mulheres do Cedro receberam produtos para os cabelos e pele, arrecadados pela equipe AFAS na ocasião da IV Corrida em comemoração ao dia Internacional da Mulher PM – BM, ocorrido em março deste ano.

As mulheres do entorno da comunidade rural do Cedro residem em córregos, às vezes, muito distantes umas das outras. A maioria delas foram encontradas em casa. A entrega foi realizada por Maria Antônia e Juliana, membros da equipe de mobilização do projeto. Durante todo o dia foram percorridos alguns quilômetros, entre a comunidade rural do Cedro às margens da rodovia e os córregos Criciúma, Potón do Cedro, Água Fria, Índios e Jabuti.

Com todo o cuidado necessário, sem adentrar à casa das mulheres, mantendo distância, higienizando tudo com álcool, e orientando-as a limpar os produtos antes de coloca-los para dentro de casa. Apesar dos convites para entrar e tomar um café, a equipe explicou a cada uma delas o quanto é arriscado tal proximidade e o quanto é necessário que esse momento de “tomar café” seja feito em um período mais tranquilo para todos.  Agora, isso deve ser a regra. Foram doadas máscaras de tecido para aquelas que têm mais dificuldade de acesso.

A Regina, por exemplo, tem seis filhos e fez as máscaras da sua família, todas, a mão. Um dos filhos e o esposo trabalham na comunidade. As máscaras de tecido confeccionadas pelo projeto MLV e comercializadas a preço popular, ainda estão restritas às mulheres que dispõem de máquinas em casa. As demais, a equipe presta o apoio quando não é possível o acesso ao equipamento de proteção individual por outros meios.

A intenção do projeto, nesse momento, é não deixar que as mulheres percam seus vínculos, mantendo a rede de apoio ativa, ao menos de forma remota. A equipe do Projeto MLV manifesta sua gratidão à equipe AFAS pelo apoio prestado, o que tem contribuído para que as mulheres rurais mantenham-se fortalecidas e certas de que não estão sozinhas em tempos tão incertos.

Para saber mais, acesse o instagram – @projetomlv

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui