O Juiz Eleitoral da 269ª Zona Eleitoral, que abrange a cidade sede Teófilo Otoni, e de Ouro Verde de Minas e Frei Gaspar, dr. Renzzo Giaccomo Ronchi concedeu entrevistas coletivas à imprensa no domingo (02/10). Pela manhã, avaliou que, de modo geral o dia estava bastante tranquilo, ressaltando que a presença do Juiz Eleitoral, Promotor Eleitoral, Forças de Segurança, não vem no sentido de coibir algo somente, seria mais no sentido de ter um pouco de deferência com o eleitor que é a pessoa mais importante neste dia da eleição.
“É mais no sentido de mostrar a presença, para que a pessoa possa também ter esse contato com autoridades, e saber que ela vai exercer o voto, mas que existem autoridades que estão trabalhando, estão aqui de alguma forma reverenciando esse dia que é tão importante”, disse.
Já no final do dia, o dr. Renzo confirmou que o pleito transcorreu de forma bastante tranquila, e que é importante a população saber disso. “Nós não tivemos nenhum problema grave. Tivemos alguma ocorrência aqui e ali, eu mesmo fazendo fiscalizações em locais de votação encontrei uma bandeira na frente de uma escola, mas imediatamente, como eu estava acompanhado da Polícia Militar, solicitei que fizesse a retirada daquele material”, informou.
Ele ressalta que, é natural que um local ou outro, uma central da urna tenha apresentado um problema, mas o técnico foi até o local, fez o devido ajuste e o problema foi corrigido. O Juiz esteve praticamente em todos os locais de votação e, à tarde, aproveitou o momento da coletiva para parabenizar a sociedade local pelo comportamento cívico, num dia tão importante, pois muito se falava sobre polarização que poderia ocasionar algum tipo de violência política, risco à integridade física das pessoas, mas afiançou que não foi absolutamente nada disso que ele encontrou.
“Muito pelo contrário. Encontrei pessoas pacíficas, um número elevadíssimo de pessoas indo aos locais de votação. Inclusive, conversando com alguns mesários e mesárias, essas pessoas que já estão trabalhando há alguns anos, nunca viram uma quantidade tão grande assim de eleitores”, disse dr. Renzo que ficou muito satisfeito de ver que as pessoas foram realmente exercer o direito de voto, exercer de forma direta a democracia. Em algumas seções o horário de votação ultrapassou as 17h, pessoas que já estavam nas filas, todos tiveram a garantia de votar.
As forças de segurança pública reforçaram os trabalhos no combate ao transporte irregular de eleitores, no combate aos condutores alcoolizados, e outras situações tanto nas rodovias da nossa região, como nas zonas urbanas e rurais. O comandante da 15ª Região de Polícia Militar, coronel Sandro Heleno informou que todo o efetivo estava nas ruas, incluindo o administrativo, e que não tinha ninguém de folga, nem de férias. Os eleitores puderam votar com tranquilidade.
“Todas as nossas cidades estão com reforço. Recebemos reforço de Belo Horizonte para a nossa região, um oficial comandando cada um dos nossos 60 municípios, dos 853 municípios mineiros”, disse coronel Heleno, completando ainda, que após encerradas as eleições, às 17h, em decorrência de comemorações, de possível uso de álcool, a PM estaria bem atuante em todos os pontos da cidade, se preciso fosse, com policiamento específico para áreas de maior aglomeração.
O que chamou a atenção mais uma vez, e isso ocorre em todas as eleições, embora a população repudia esse tipo de ação, é que em muitas ruas, calçadas, inclusive bem próximo a entradas de seções de votação, houve novamente derramamento de santinhos de candidatos sujando as ruas da cidade. A Justiça Eleitoral esteve atenta, e todas as irregularidades constatadas tomará as medidas cabíveis.
A 269ª Zona Eleitoral que compreende Teófilo Otoni, Novo Oriente de Minas e Frei Gaspar, tem 415 sessões, distribuídas em quase 70 locais de votação. São aproximadamente 120.000 eleitores, e somente em Teófilo Otoni são cerca de 107.000, sendo que o maior colégio eleitoral é a Unipac, com 44 seções e aproximadamente 9.000 eleitores.