Equipamentos estão passando por testes e recebendo os dados dos candidatos a presidente da República e a mídia de gravação de resultados
As 55.567 urnas que serão utilizadas no 2º turno das Eleições 2022 em Minas Gerais começaram a ser preparadas na quinta-feira (20/10). Servidoras e servidores das 304 zonas eleitorais de Minas Gerais, servidores cedidos por outros órgãos públicos e técnicos de apoio contratados pelo TRE-MG estão trabalhando nessa atividade, essencial para garantir que os mais de 16 milhões de mineiros possam exercer o direito ao voto.
O sistema de votação e os dados das eleitoras e eleitores, inseridos nas urnas para o 1º turno, permanecem nos equipamentos e não precisam ser substituídos. Para o 2º turno, são inseridos os dados das duas chapas que concorrem à Presidência da República e também uma nova mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna.
Após a carga, são feitos testes de funcionamento: teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais. É uma auditoria para checar que tudo está funcionando direitinho.
Por último, as urnas são lacradas, o que garante que os equipamentos ficarão invioláveis até o dia da votação. Todo esse procedimento é supervisionado por juízas e juízes eleitorais e acompanhado por diversas entidades fiscalizadoras, como o Ministério Público, partidos políticos, Ministério da Defesa e missões de observação credenciadas pelo TSE, entre outras.
Todas as urnas eletrônicas a serem utilizadas em Minas Gerais ficarão armazenadas em locais com vigilância 24h. Elas serão distribuídas para os locais de votação na véspera ou na madrugada do dia da eleição. Em Belo Horizonte, a carga das urnas termina no dia 22 de outubro. Nos demais municípios do estado, a preparação das urnas será concluída até o dia 23. (Informações/Imagem: TRE-MG).