Prefeitura cria plano operacional de enfrentamento aos incidentes causados pela chuva em Teófilo Otoni

0
439

O governo municipal se reuniu na sexta-feira (25/11), para elaborar um plano operacional de enfrentamento aos incidentes causados pelas fortes chuvas que caíram em Teófilo Otoni nos últimos dias, junto com parlamentares, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Rodoviária Federal, Defesa Civil, Cemig e Copasa. Antes, o prefeito Daniel Sucupira concedeu entrevista coletiva à imprensa e apresentou um balanço da situação na cidade. Ao falar dos casos registrados, como deslizamentos e imóveis atingidos, colocou os fatos ao conhecimento de todos.

Disse que o panorama é de um impacto significativo nas zonas urbana e rural, e ressaltou que neste dia havia mais de 300 pessoas em campo, fazendo levantamentos e a desobstrução das vias públicas. Informou ainda que as famílias que estão em maior dificuldade no momento, a prefeitura está disponibilizando o aluguel social. E as pessoas já podem procurar a Secretaria de Assistência Social.

O prefeito informou que até sexta-feira (25), a Defesa Civil já tinha atendido em torno de 100 chamados de famílias com problemas em decorrência das chuvas. Foi ampliada a equipe de defesa civil e existe uma demanda grande para ser atendida. Nesta data foi decretada situação de emergência no município. O secretário municipal de Agropecuária, Lucas Miglio, disse que foi acionado, na noite de quinta-feira (24), pelo prefeito Daniel Sucupira, que pediu para ele colocar todo seu efetivo a serviço da população, para diminuir os impactos das chuvas.

“Graças a Deus não houve até agora vítimas devido às chuvas, mas várias pontes, estradas vicinais estão completamente destruídas. Entre elas, as comunidades de Bias Fortes e Itamunheque estão isoladas. Mas, nós já pegamos todo nosso maquinário e despachamos para essas áreas com os nossos profissionais para que façam esse desbloqueio o mais rápido possível, e a situação volte à normalidade”, disse Miglio.

Situação de Emergência – A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni publicou o Decreto Nº 8.362, de 25 de novembro de 2022, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por chuvas intensas e deslizamentos de solo. (Cobrade). Alguns pontos do decreto dizem que: “Considerando as fortes e intensas chuvas ocorridas na cidade neste mês de novembro, em especial pela chuva ocorrida durante todo o dia e que se prolongou na noite de ontem (24/11/2022), acarretando inúmeros prejuízos materiais”; “Considerando que em decorrência das chuvas tivemos deslizamentos de solo, ocasionando danos a diversas famílias que ficaram desabrigadas e sem estrutura de subsistência digna”; “Considerando que as áreas afetadas poderão ter sua situação agravada com a continuidade das chuvas, como previsto”; Considerando solicitação da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Município de Teófilo Otoni, favorável à decretação de situação de emergência”; Decreta: Art. 1º. Fica decretada situação de emergência no Município de Teófilo Otoni”. (…). Assina: o prefeito Daniel Sucupira. (Fotos: Diário Tribuna).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui