ACE alerta para o golpe do boleto que já deu mais de R$ 9 mil de prejuízo só para um empresário de Teófilo Otoni

0
78

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) Teófilo Otoni alerta à classe empresarial de toda a região para um golpe que está preocupando empresários, contadores e até às autoridades policiais. Estelionatários muito bem-organizados estão hackeando e invadindo e-mails de empresas para conseguir identificar os boletos que chegam para serem pagos. O boleto então é adulterado sendo gerado um novo – que parece idêntico, com a única diferença de que o código de barras pertence a uma cobrança gerada em favor dos estelionatários.

Vários empresários da cidade relataram prejuízos de valores baixos, mas também médios e grandes. Houve uma empresa específica que chegou a pagar um boleto de R$ 9 mil acreditando estar quitando os impostos do mês, mas o dinheiro foi parar na conta dos estelionatários. Teve que pagar o boleto verdadeiro novamente, gerando esse considerável prejuízo.

As autoridades policiais ligadas à Delegacia de Crimes Cibernéticos explicaram que é importante as empresas tomarem os seguintes cuidados: 1) Nunca dividir o mesmo sinal de wi-fi com clientes e, às vezes, nem mesmo com os funcionários. É importante que os sinais sejam distintos. 2) Nunca clicar e/ou abrir e-mails cujo emitente não seja conhecido e/ou seguro. 3) Mesmo quando o emitente aparece com o nome de alguém conhecido, verifique antes de abrir se o e-mail (o endereço eletrônico) é, de fato, o mesmo que está acostumado a usar. 4) Não use o mesmo e-mail geral, como de atendimento a clientes, para o setor financeiro. 5) Uma última dica é sempre manter os computadores com antivírus e com a manutenção em dia.

É importante sempre registrar um boletim de ocorrência policial quando se vir vítima de um golpe assim, mesmo que seja de um valor considerado baixo. (Informações/Imagem: ACE Teófilo Otoni).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui