Destaques do CFSD 2023/24 – PMMG, em Teófilo Otoni

0
268
Juliana Lemes da Cruz.
Doutora em Política Social (UFF).
Conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Contato: lemes.jlc@gmail.com | @julianalemesoficial

A formação policial militar acontece em um ritmo frenético, justamente para condicionar o corpo físico e a mente, a suportarem o processo de desgaste, típico da natureza desse trabalho. Assim, para ambos os sexos, o processo constitui experiência demasiadamente marcante. O Curso de Formação de Soldados (CFSD), da Polícia Militar de Minas Gerais, tem como uma de suas características, deixar a marcante experiência de transição do mundo civil para o mundo militar. Um processo que se inicia antes mesmo da aprovação final que resulta na convocação para a matrícula em uma jornada de nove meses de duração de intenso treinamento.

Conduzidos pela equipe da 221ª Companhia de Ensino e Treinamento da 15ª Região de Polícia Militar (15ª RPM) com sede em Teófilo Otoni e chefiada pelo Capitão Rodrigo Lorentz, 144 novos soldados conquistaram seus lugares na instituição. Destes, três foram homenageados pelo destaque das notas finais das mais de 30 disciplinas do currículo e outros seis, reconhecidos pelos recordes alcançados em razão da excelente condição física demonstrada por meio de testes em diferentes categorias. No bloco de destaques, apenas uma modalidade realizada pelo último CFSD, no ano de 2022, não foi superada pela turma de 2023/24.

Brevemente, busquei jogar luz aos mais novos policiais da 15ª RPM (abrange 60 municípios) que foram destaque no CFSD 2023/24, finalizado em 26 de setembro/24 com a formatura. Para tanto, mediante autorização da Chefia da 221ª Cia, combinada à Chefia da Seção de Comunicação Organizacional da 15ª RPM, convidei os três primeiros lugares do curso (por nota) e os destaques do “Painel de Recordes” (desempenho físico), para exibirem brevemente o que lhes é importante sobre si e/ou um pouco sobre suas trajetórias, na intenção de que inspirem outros jovens a desafiar seus próprios limites. São eles:

Elizio Novais Evangelista Neto, 25 anos – Município de origem: Almenara – Seu destaque: 1º lugar – CFSD 2023/24 – Região em que trabalhará: Almenara (44º Batalhão). “Sou recém-formado em Engenharia Elétrica e este foi o meu segundo esforço para ingressar na Polícia Militar. Na primeira tentativa, fui eliminado na etapa psicológica, mas não desisti. O curso foi extremamente desafiador, principalmente no início, devido à distância da minha família. Na primeira semana, pensei em desistir todos os dias, mas perseverei e, com muito esforço, com fé em Deus e com o apoio incondicional da minha família, alcancei o primeiro lugar no curso” (Sd Evangelista).

Kamilo Alves Machado, 27 anos – Município de origem: Teófilo Otoni – Seu destaque: 2º lugar – CFSD 2023/24 – Região em que trabalhará: Teófilo Otoni (19º Batalhão). “Sou original de Comercinho/MG, mais conhecida como Comercinho do Bruno. Quase toda a minha família mora lá, pais, irmãos, avós, tios. Vim para Teófilo Otoni em janeiro de 2015 para cursar Administração, a 246 km de casa. Colei grau no curso em 2019, fiquei na iniciativa privada por 7 anos até ingressar na gloriosa [PMMG] em 2023. Nunca pensei em desistir, apesar das dificuldades me mantive firme no propósito, o que creio ter ajudado no resultado alcançado” (Sd Machado).

Pedro Afonso Ricardo da Silva, 24 anos – Município de origem: Teófilo Otoni – Seu destaque: 3º lugar – CFSD 2023/24 – Região em que trabalhará: Teófilo Otoni (19º Batalhão). “Tranquei o curso de Direito no 7º período, ao iniciar o curso de formação [PM]; durante o curso perdi algumas noites de sono para estudar; a minha noiva engravidou durante o curso, aumentando a motivação para a dedicação aos estudos” (Sd Afonso).

Guilherme Alves Santana, 25 anos – Município de origem: Teófilo Otoni – Seu destaque – Painel de Recordes: 25 flexões de barra. – Região em que trabalhará: Nanuque (24ª Cia PM Ind). “Sempre tive o sonho de ser militar. Passei na terceira tentativa. Tranquei o curso de direito no 9º período e fiz sequencial para realizar o curso” (Sd Santana).

Maria Luísa Jardim Nascimento, 26 anos – Município de origem: Teófilo Otoni – Seu destaque – Painel de Recordes: 53 segundos na barra estática/fixa – Região em que trabalhará: Nanuque (24ª Cia PM Ind). “Formada em Direito, dormi em pé no curso” (Sd Maria Luísa).

Sayron Aguiar Morais, 30 anos – Município de origem: Jequitinhonha – Seu destaque – Painel de Recordes: 67 flexões abdominais em 1 minuto – Região em que trabalhará: Almenara (44º BPM). “Formado em Engenharia Ambiental e Sanitária (Sd Morais).

Larissa Rodrigues Dias de Oliveira, 26 anos – Município de origem: Almenara/MG -Seus destaques – Painel de Recordes: 58 flexões abdominais em 1 minuto e 9min53seg na corrida de 2.400m. Foi destaque feminino na Jornada Policial Rural. Região em que trabalhará: Almenara (44º BPM). – “Cursei fisioterapia e atuei na área por cerca de 1 ano, no município de Rio do Prado; musicista desde os 12 anos de idade; pensei em desistir no início do curso; não ingerir guaraná, cafeína em cápsula ou outro psicoativo durante o curso de formação” (Sd Larissa).

Julielton Gomes Pardim, 23 anos – Município de origem: Serra/ES – Seu destaque – Painel de Recordes: 7min38seg na corrida de 2.400m. – Região em que trabalhará: Almenara (44º BPM). “Sempre foi um sonho entrar na polícia, a ponto de ter uma foto da farda colada na parede do quarto; durante as adversidades, eu tinha uma frase na minha mente: “tudo passa”. Pensava nisso o tempo todo. A polícia me ensinou a dar o meu melhor sem esperar nada em troca, muito menos reconhecimento. Perseverança é a palavra que resume meu legado no curso. Eu acordava vibrando e ia dormir vibrando. Posso dizer que eu realmente amo o que faço” (Sd Pardim).

Breno Pereira de Oliveira, 22 anos – Município de origem: Vitória da Conquista/BA – Seu destaque – Painel de Recordes: 123 flexões de punho cerrado (fechado) – Região em que trabalhará: Almenara (44º BPM). – “O curso não foi fácil, mas, Deus me dava força todos os dias. Hoje eu sei que a falta de sono, o frio, aquele aperto psicológico e o desgaste físico, eram necessários. Se fosse necessário, faria tudo de novo” (Sd Breno).

Rayanne Cerqueira de Oliveira, 30 anos – Município de origem: Teófilo Otoni/ MG – Seu destaque – Painel de Recordes CFSD II/2022: 50 flexões de punho cerrado (fechado) – Região em que trabalhará: Araçuaí (70º BPM). “Sou formada em Engenharia Ambiental e Sanitária, sou mamãe de um rapaz de 9 anos chamado Miguel. Assim que me formei no CFSD, fui transferida para a cidade de Araçuaí. Local de muito aprendizado, muitos desafios. Estar longe do meu filho e da minha família foi desafiador, mas nunca deixei que influenciasse na minha dedicação com o trabalho. O meu curso de formação foi uma história de superação para mim. Poucos sabem da minha luta particular. Os perrengues sempre têm risadas, os ranços. Acredito que a privação de sono é o maior desafio. Já dormi andando e quase, tirando guarda. Já delirei em sala de aula vendo coisas. Depois que passa, a gente sente saudades dessa loucura toda! Sou muito grata aos meus superiores do curso de formação. Aqui, “na rua” a gente percebe a importância da cobrança, da exaustão física e mental, de tudo! Sou apaixonada pela Polícia Militar e tenho orgulho desta segunda pele” (Sd Rayanne).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui