Empresário inovou em estratégias de vendas e relacionamento com o cliente por meio das mídias digitais

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A crise provocada pela Covid-19 não trouxe prejuízos ao empresário Leonardo Mendes de Oliveira, de Almenara, no Vale do Jequitinhonha. Ele é proprietário do petshop Mundo Animal, que está no ramo de atividades consideradas como serviço essencial e, por isso, não precisou fechar as portas durante a quarentena. “Por incrível que pareça, ao invés de diminuir, o movimento aumentou. Aumentamos o faturamento por causa da forma como decidimos trabalhar. Tudo foi pensado para facilitar a vida do cliente, para que ele evitasse vir até a loja. Investimos no marketing digital pelas redes sociais e também colocamos um carro de som para fazer propaganda nas ruas. Essa estratégia tem sido bastante positiva, pois as pessoas ouvem e entram em contato com a loja para fazer seus pedidos”, explica.

Leonardo conta ainda que o isolamento social fez com que a procura por adoção de animais crescesse bastante. “Os animais trazem alegria para os seus donos e, como as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa, acabam investindo mais no cachorrinho, comprando um acessório, uma roupinha ou um presentinho. É uma forma de aliviar o estresse”, conta o empreendedor.

Pequenas mudanças na forma de vender ou se relacionar com o cliente em tempos de crise também foram fundamentais para o sucesso do empreendimento. “O empreendedor tem que ser criativo e aproveitar as oportunidades. Nossos produtos vão higienizados para o cliente e os motoboys também tomam todos os cuidados para evitar ao máximo o contato direto com o cliente. Outra estratégia é apostar na conscientização, alertando as pessoas sobre a importância de ficar em casa. Deu tão certo que tivemos que contratar mais um entregador para atender a demanda”, disse.

Realização – Ter o próprio negócio sempre foi o sonho de Leonardo Oliveira, que decidiu se aprimorar profissionalmente para estar preparado para quando surgisse a oportunidade de empreender. Foram 14 anos trabalhando na área de cuidados com animais domésticos. E quando viu que o petshop Mundo Animal estava à venda, não perdeu a oportunidade.

No primeiro ano, porém, o peso da inexperiência refletiu na administração da empresa. Ao mesmo tempo em que cuidava da gestão da loja, precisava dividir todos os atendimentos com um funcionário. O controle de caixa era um problema à parte. Até que, após oito meses tentando criar os próprios métodos, ele recebeu a visita de um atendente do Sebrae Minas e conheceu o Sebrae na sua Empresa.

Este programa possibilita maior proximidade com os empreendedores, por meio de visitas a pequenos negócios de todo o estado para identificar suas necessidades e apresentar soluções para melhoria da gestão. É um atendimento gratuito e personalizado, feito por especialistas no assunto. “Observamos que as dificuldades estão muito relacionadas às finanças e ao mercado. Faltam controles gerenciais e estratégias de vendas. Isso faz com que, muitas vezes, os empresários não saibam nem se estão tendo lucro ou prejuízo”, explica Humberto Rodrigues Pereira, analista do Sebrae Minas.

Leonardo viu sua empresa se desenvolver graças às consultorias do programa. Se antes eram somente duas pessoas trabalhando, agora são oito. O mix de produtos também foi diversificado, saindo apenas do banho e tosa para agregar atendimentos veterinários. “Ele percebeu a necessidade de ampliar suas habilidades e, agora, já colhe os frutos em seu negócio”, destaca o analista do Sebrae Minas. O empresário reconhece que a mudança de postura em relação à gestão fez a diferença. “O conhecimento que adquiri me deu uma segurança a mais para gerir o petshop. No início, eu chegava preocupado com o que fazer, mas agora tenho uma formação que me ajuda na tomada de decisões”, diz Leonardo. (William de Jesus – Assessoria de Imprensa – Regional Jequitinhonha e Mucuri – Teófilo Otoni/ MG – (33) 99190-0011).

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