
O Sistema Fecomércio realizou solenidade de formatura de 30 alunos de duas turmas do projeto SenacTec, na sede social do Automóvel Clube, centro de Teófilo Otoni, iniciativa promovida pelo Senac em Minas em parceria com o Sindcomércio de Teófilo Otoni. Formaram 15 alunos do Módulo I, focado no desenvolvimento de páginas web, e 15 do Módulo II, voltado para back e front end, ambas etapas com contato com diversos frameworks e línguas de programação, tais como Bootstrap, PHP, MySql, JavaScript, Python e CSS.
O presidente do Sindcomércio de Teófilo Otoni, Leonardo Ramos destacou a importância desse evento para a cidade, entregando 30 alunos formados na segunda turma do SenacTec. No ano passado foram 25. “São meninos com diagnóstico voltados para a área de programação, que estão saindo daqui programando. É um presente que iniciou aqui em Teófilo Otoni, num projeto escrito às mãos do Sindcomércio, em especial tem as mãos de Iesser e de Renato, onde nós buscamos esse projeto junto com Nadim da Federação do Comércio, apresentamos ao Senac, e o projeto está em Teófilo Otoni, mesmo que nós ainda uma unidade do Senac”, disse Leonardo.






Ele destaca que, o mais importante é que são alunos que foram detectados dentro das escolas estaduais, que foram garimpados, têm vocação para a área de programação. “Eles vêm para o programa, e em pouco tempo já saem com condição de chegar numa empresa e desenvolver alguns softwares. É muito importante isso. Nós estamos recebendo aqui a Daniele do Senac de Valadares. É uma extensão que está aqui em Teófilo Otoni, fazendo esse trabalho, e graças a Deus entregando esse resultado mais uma vez aqui”, agradece Leonardo.
A diretora do Senac de Governador Valadares, que atualmente atende Teófilo Otoni, Daniele Moura Soares Farias ressalta que é um prazer contribuir com a formação dos alunos, principalmente nessa área de tecnologia, de programação, que é uma área carente de profissionais. “Teófilo Otoni tem essa necessidade de profissionais, e o Senac em parceria com o Sindcomércio vem atuar justamente nessa fragilidade do mercado aqui da cidade e região”, disse Dani Farias.
Ela explica que, a equipe do Senac visita escolas de Teófilo Otoni e faz uma seleção para chegar nos alunos – a partir dos 14 anos, que têm o perfil para atuar nos cursos, que é o programa SenacTec. Os alunos que formaram receberam uniformes, espaço onde aconteceu o curso, lanche, vale transporte todos os dias, tudo gratuito, e o encerramento é com a formatura, momento muito importante para eles, seus familiares, e para o Senac e Sindcomércio que proporcionaram essa oportunidade de uma qualificação para o ingresso no mercado de trabalho. (Fotos: Diário Tribuna).

