
O Delegado-Geral de Polícia Civil, Dr. Jéferson Botelho tomou posse, nesta quinta-feira (15/5), como conselheiro do Conselho Fiscal da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo de Minas Gerais (PRODEMGE), órgão previsto no artigo 56 do Estatuto Social da empresa e no artigo 163 da Lei Federal nº 6.404/1976. De natureza consultiva e fiscalizadora, o Conselho exige de seus membros experiência em administração pública e reputação ilibada.
Além de sua destacada carreira policial, Dr. Jéferson Botelho é advogado, professor universitário, jurista com diversas citações nos Tribunais Superiores do país, especialista em combate à corrupção pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e autor de obras jurídicas de referência nacional. Botelho esteve representando o Brasil na comunidade Iberoamericana na Espanha falando sobre o Desenvolvimento Social numa sociedade de risco e as novas ameaças aos direitos fundamentais no mundo.
A PRODEMGE, instituição estratégica na transformação digital do Estado, concretiza o direito fundamental à boa administração pública, conforme os princípios da Lei nº 14.129/2021 (Lei do Governo Digital), promovendo inovação, eficiência e inclusão nos serviços públicos.
Ao assumir a função, Dr. Botelho enalteceu o papel da PRODEMGE como artífice digital da justiça administrativa — uma companhia que conecta dados, redes e servidores, mas, sobretudo, aproxima o cidadão do Estado, transformando burocracia em soluções e códigos em esperança. A PRODEMGE não apenas opera sistemas: ela edifica um novo pacto entre Estado e sociedade, onde a técnica se orienta pela ética e pelo bem comum.