
ITAMBACURI – “A Polícia Militar tem aproveitado a parceria da imprensa e dos demais meios de comunicação, incluindo grupos de Redes de Proteção, para alertar a população a respeito de uma modalidade de golpe que nos últimos meses vem atingindo pessoas das mais variadas classes sociais”, disse o tenente Reinaldo, se referindo ao golpe do “falso advogado” e da “falsa sentença”.
Segundo o tenente, os criminosos têm se passado por advogados conhecidos, ligando ou mandado mensagens por aplicativos e links para preenchimento, alegando que a pessoa ganhou o processo e que para dar prosseguimento no recebimento dos valores da sentença, o cliente precisa fazer transferências bancárias ou repassar os dados pessoais, inclusive em muitos casos as senhas. Com esses dados os criminosos fazem transferências e empréstimos bancários.
“O golpe costuma ser bem feito, uma vez que as quadrilhas conseguem dados específicos das vítimas, inclusive em determinadas situações induzem a vítima a erro, pois ela mesma acaba dizendo qual processo encontra-se em andamento. O infrator coloca fotos de advogados conhecidos em outros números de celulares e conseguem enganar as vítimas”, explicou o militar, acrescentando: “por incrível que pareça tem sido registradas ocorrências de pessoas que mesmo sem ter qualquer processo em andamento acabam sendo persuadidas e realizam altas transferências ou fornecem dados bancários aos estelionatários”.
Em um único dia, um advogado da cidade de Itambacuri informou ter sido procurado por 6 clientes que alegaram ter recebido ligações ou mensagens de alguém se passando pelo verdadeiro advogado. Novamente o tenente pede e alerta a população:
– Jamais passe senhas a qualquer pessoa, não forneça dados necessários ao advogado e não preencha links, sem ter a certeza de que trata-se do seu defensor. Desloque-se ao escritório, faça uma conversa de vídeo ou peça alguém de confiança para ir ao escritório;
– Lembre-se que ao ganhar uma sentença o advogado não exige dinheiro para a liberação dos valores. O pagamento do percentual do defensor ocorre depois que o cliente recebe os valores. Mesmo assim desconfie de pix na sua conta. Sempre faça contato com o banco para confirmar;
– Não faça transferências em dinheiro, principalmente de valores altos. Tenha calma ao saber que ganhou uma ação judicial. Siga os protocolos. Acesse ou peça uma pessoa de confiança para consultar o site do judiciário. Faça contato pessoal com o escritório, busque orientações, mas não deixe a empolgação te transformar em vítima.
“Relembramos que o golpe é realmente muito bem planejado pelas quadrilhas e dezenas de pessoas têm sido vítimas. Porém, acredite que as medidas preventivas tendem a afastar esses estelionatos da nossa região”. (Informações/Foto: tenente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelotão da 155ª Cia PM Itambacuri/ Capitão John, comandante da Cia).