
Doutora em Política Social (UFF).
Conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Contato: lemes.jlc@gmail.com | @julianalemesoficial
Entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, pela primeira vez, a cidade de Manaus, no estado do Amazonas, que conta com mais de dois milhões de habitantes, foi palco de importantes eventos relacionados à Segurança Pública. Dentre os quais, o 4º Congresso Internacional de Segurança e Defesa (CISD), promovido pela Universidade Federal do Amazonas (UEA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública e o 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Na ocasião, encontros, reuniões e mesas de debate aconteceram concomitantemente, o que representou a presença de mais de mil participantes durante os dias de eventos. Profissionais do setor, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, membros e chefias de importantes organizações e governos estiveram presentes. Ademais, houve espaço de exposição de equipamentos, armas de fogo e veículos da área.
Na condição de Presidente do Conselho de Administração do FBSP e policial militar de Minas Gerais, fui convidada e autorizada pelo comando da PMMG, a estar presente nos citados eventos, oportunidade em que compus o dispositivo de abertura do 4º CISD, realizei palestra sobre violência contra a mulher em uma das mesas e, no 19º Encontro do FBSP moderei uma mesa de debates sobre “Cultura do Cuidado”, com o destaque para o desafio de promover saúde mental nas instituições de segurança pública. Assim, as agendas foram as seguintes:

Dia 1 (11/8): Abertura do 4ºCISD – Representação do FBSP no dispositivo de abertura do Congresso, destacando a importância do evento técnico-científico para a categoria profissional. A mesa contou com a presença do Sr Secretário de estado de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius, do querido professor Dr. Edson Ramos, coordenador das pós-graduações em Segurança Pública do Brasil e conselheiro do FBSP, além do Reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e outras autoridades locais. além de participação nos debates ao longo do dia.

Dia 2 (12/8): Apresentação de palestra onde foram expostas estratégias locais como o trabalho da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica ativa no município de Teófilo Otoni, o Projeto Mulher Livre de Violência e o Curso Pronta Resposta VD – produzido na 15ª RPM. Participaram da mesa a Professora Criscyanne Oliveira; a Professora Drª Capitã Viviane Farias; a Professora Drª Cintia Mendonça; a Drª. Denice Santiago Santos do Rosário (FBSP – PMBA); e a Drª Juliana Lemes da Cruz (FBSP – PMMG) – Presidente do Conselho do FBSP.

Dia 3 (13/8): Participação em visita técnica ao Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), sob condução dos agentes de Polícia Federal. Parte dos conselheiros do Fórum Brasileiros de Segurança Pública foram convidados para conhecer a estrutura física e o formato metodológico do CCPI, que tem sede em Manaus e foi anunciado em junho de 2025. A iniciativa constitui espaço estratégico para a integração de forças de segurança no enfrentamento a crimes transnacionais na região amazônica, sob direção da Polícia Federal. Reúne 9 estados da Amazônia Legal e 8 países fronteiriços. O CCPI faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas).

Dia 3 (13/8): Abertura do 19º Encontro do FBSP – Participei, posicionada em local de destaque, na condição de policial militar presidente do Conselho do FBSP. Representando o comando da PMMG, esteve presente o Sr Tenente Coronel Gustavo, Chefe da PM3.

Dia 4 (14/8): Participação da mesa de debate nos períodos da manhã, com participação dos governadores dos estados do Amazonas e Espírito Santo e da tarde, com mesas temáticas, destaco a participação do Sr Tenente Coronel Gustavo, da PMMG. À Noite, o Concerto DVO?ÁK: REQUIEM” com a Amazonas Filarmônica e coral do Amazonas. Um espetáculo assistido desde camarotes centrais reservados. Uma cortesia do Governador do Estado do Amazonas, Sr. Wilson Lima, aos Conselheiros de Administração do FBSP.

Dia 5 (15/8): Pela manhã, valorosos debates, dentre os quais, com o protagonismo do ilustre Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de segurança Pública (SENASP). À tarde, cumpri a missão de moderar uma mesa de peso, tanto no nome, quanto na composição: “Cultura do Cuidado: O desafio de promover saúde mental nas instituições de segurança pública, composta por Isabel Figueiredo (diretora SUSP/SENASP/MJSP); Pedro Ferro (Gerente de Atenção ao Servidor da SESP/ES); Fernanda Bassani (Policial Civil/RS); e Rosângela Guimarães Rosa (UFMA).
Como foram muitas e distintas naturezas de atividades, nas próximas edições publicarei novas considerações.










