Itambacuri registra 14 estelionatos no mês de agosto; população continua sofrendo com os golpes

0
53

O tenente Reinaldo Martins informa que apesar das diversas orientações da Polícia Militar, lamentavelmente foram registradas 14 ocorrências de estelionatos em Itambacuri no mês de agosto. “Vale observar que tivemos golpes também nas cidades vizinhas a exemplo de Frei Gaspar, Nova Módica e Jampruca. A maioria das vítimas foi enganada com o estelionato do falso advogado que pede dinheiro antecipado, sob a alegação de que a pessoa ganhou a ação na justiça”, disse o tenente.

Ele explica que, as quadrilhas de criminosos têm sido cada vez mais criativas, aproveitando os diversos recursos dos meios de comunicação oferecidos com o acesso à internet, especialmente utilizando os aplicativos Whatsapp, Facebook e Instagram, além de outros grupos de vendas. A PM tem aproveitado as mídias sociais e o apoio da imprensa, para divulgar alertas a respeito dos mais variados tipos de golpes. Lembre-se do lema: “Cuidado, se deu dúvida é golpe”.

O tenente Reinaldo menciona algumas das ocorrências registradas em Itambacuri no mês de agosto:

– Conforme a vítima um indivíduo se passando por seu advogado teria feito contato informando que ela havia ganhado a causa. Acreditando ser verdade transferiu quase R$ 5 mil para uma chave pix. Posteriormente ela ficou sem acesso ao aplicativo, fez contato com o seu verdadeiro advogado e descobriu que era golpe.

– Em outro caso a vítima alegou que entraram em contato com ela pelo Whatsapp oferecendo trabalho online (funcionário da Shopee), pedindo para cadastrar em um link e a direcionando para um atendimento no Telegram. A vítima teria que realizar pedidos e fazer depósitos, e à medida em que ela depositava as tarefas iam aumentando e aumentando os valores a serem transferidos via pix.

– Outra vítima mencionou ter recebido uma mensagem através do aplicativo Whatsapp contendo um link aparentemente legítimo da plataforma de comércio eletrônico OLX. Acreditando tratar-se de uma negociação verídica relacionada à venda de um produto anunciado, clicou no referido link. Logo depois o seu banco comunicou uma transferência no valor de R$ 9 mil de sua conta para outra.

– Além desses casos acima tiveram pessoas que compraram produtos anunciados, fizeram transferência e descobriram que era golpe; pessoa que transferiu dinheiro acreditando ser para algum parente; vítima que acreditou em doações de produtos e realizou transferência em dinheiro para o frete, dentre outros.   

“Gostaríamos de destacar que não estamos divulgando esses fatos com objetivo de expor as vítimas. Nossa pretensão é alertar a população para evitarmos que outras pessoas percam o dinheiro tão suado”, explicou o militar. Novamente pedimos aos amigos da imprensa transmitirem o máximo possível essas informações, para que elas cheguem a todos os locais, inclusive nas comunidades rurais, uma vez que muitas das vítimas residem na zona rural”.

O tenente agradecemos a imprensa pelo trabalho que vem sendo feito. “Pois pessoas tem alegado aos policiais militares que evitaram ser vítimas de golpes, devido as orientações da Polícia Militar através da imprensa. A Polícia Militar continuará realizando as ações e operações preventivas, porém cabe a população sempre buscar formas de confirmar antes de fazer a transferência, para onde realmente está indo o seu dinheiro”. Se deu dúvida – “cuidado, é golpe”. (Tenente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelotão da 155ª Cia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui