Pix ganha “botão de contestação” para vítimas de fraudes 

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A partir desta quarta-feira (1º), usuários do Pix passam a contar com uma nova ferramenta para aumentar a segurança nas transações: o chamado “botão de contestação”, recurso criado pelo Banco Central para agilizar casos de fraude, golpe e coerção. 

A funcionalidade, oficialmente chamada de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), poderá ser acionada diretamente no aplicativo da instituição financeira do usuário, sem a necessidade de interação humana. 

Como funciona 

Quando a contestação é feita, a informação é transmitida de forma imediata ao banco onde está a conta do golpista. Se houver recursos disponíveis, eles serão bloqueados preventivamente. A partir daí, as duas instituições financeiras envolvidas têm até sete dias para analisar a contestação

Se confirmada a fraude, a devolução do dinheiro será feita diretamente à conta da vítima em até 11 dias após o pedido de contestação

Problema recorrente 

Hoje, a devolução do Pix só pode ser feita a partir da conta inicialmente usada na fraude. Ocorre que criminosos costumam esvaziar rapidamente esses recursos, transferindo-os para outras contas, o que dificulta a recuperação do valor. 

Com a mudança, a expectativa é que mais vítimas consigam reaver os valores antes que os golpistas consigam movimentá-los. 

Limitações 

O Banco Central destacou que o “botão de contestação” não poderá ser usado em casos de arrependimento de compra, erro no envio de Pix (como digitação incorreta da chave) ou situações envolvendo desacordos comerciais e terceiros de boa-fé

Segundo Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central, a medida representa um avanço importante para a proteção do consumidor. 

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