Análise do bullying escolar na EPP por meio de estatística

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Foi trabalhado o tema Bullying Escolar, com os alunos do 8º ano, sob a orientação da professora de matemática, Paula Nascimento e apoio da psicóloga Elaine Justus Torres.

A realização de uma pesquisa estatística pressupõe uma definição do tema a ser pesquisado. Essa atividade foi desenvolvida por meio de pesquisas e análise estatística, promovendo um aprendizado dinâmico em que os alunos são levados a fazer inferências a partir de dados coletados, favorecendo o processo de ensinoaprendizagem.

Ao realizar a pesquisa junto aos seus colegas, os alunos foram sensibilizados para perceberem o quanto é dolorosa a prática do bullying e como se pode combater esta prática. Pode-se destacar que, por meio dessa experiência, é possível integrar o estudo da matemática e a educação para a cidadania com ações contra o bullying escolar.

“A EPP entende que a comunidade escolar não é apenas um local de ensino formal, mas também um espaço de cooperação, inclusão, formação cidadã, de direitos e deveres, amizade e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade, fazendo valer a empatia e o respeito” afirma a professora Paula.

Conforme Elaine “o bullying, na perspectiva psicológica está além da agressão. O contexto da constituição biopsicossocial do indivíduo pode ser influenciado, por exemplo, pelo ambiente em que convive. Por isso, é importante a psicoterapia para que o indivíduo se conheça para perceber melhor a agressão, tanto quando ele a produz quanto quando ele a recebe. Então, é importante a participação da psicóloga na abordagem desse tema para o fortalecimento da autoestima e do autoconhecimento do aluno”.

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