Bispo Bom Messias informa que este ano haverá uma carreata como expressão de fé com a imagem pelas ruas da cidade
Na próxima segunda-feira, 12 de outubro, católicos comemoram o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, feriado nacional. No ano passado as festividades foram de intensa movimentação durante o dia inteiro no Santuário no Bairro Taquara em Teófilo Otoni, mas neste ano em tempo de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as comemorações serão diferentes.
O bispo diocesano Dom Messias dos Reis da Silveira explica que, nesta data especialmente o coração dos brasileiros está voltado para a Virgem de Aparecida, ela que no ano de 1717, nas águas do rio Paraíba, foi encontrada sua imagem por três humildes pescadores, numa pesca milagrosa. “Sabemos que ao puxarem a rede para o barco descobriram dentro dela uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição. E nós com todos os que amam a Virgem Maria vamos celebrar o seu dia, especialmente Dia de Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil”, disse.
Dom Messias destaca que, aqui em Teófilo Otoni temos esta grande expressão de fé à Virgem Maria – Senhora de Aparecida, que acontece no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida. Em todos os anos são muitas as pessoas que passam por lá demonstrando amor e fé à Nossa Senhora. No Santuário tem uma gruta onde os fiéis acendem velas, fazem orações, pedidos. Mas este ano haverá uma programação especial para celebrar tão importante data.
Programação – O bispo explica que, “ao invés das pessoas irem até o santuário, nós queremos levar a imagem de Nossa Senhora Aparecida até as pessoas”. Portanto, não haverá aquelas celebrações com grande concentração das pessoas, não é permitido fazer isso em tempo de pandemia. Haverá a celebração de uma missa às 8h30 presidida por dom Messias, logo após a celebração da Eucaristia a imagem vai sair do Santuário, no Bairro Taquara para ir ao encontro das pessoas percorrendo ruas da cidade.
“Com certeza vamos encontrar muitos testemunhos de olhares de fé voltados para a imagem de Nossa Senhora Aparecida e com o coração voltado para ela, mas especialmente fazendo o que ela pediu – tendo o coração voltado para o Seu filho Jesus, porque Nossa Senhora nos indica Jesus o seu filho – fazei tudo o que Ele nos disser”, destaca o bispo informando ainda que “no retorno haverá as orações, o Hino Nacional e uma grande queima de fogos. Convidamos as pessoas, os fiéis nesse dia 12 de outubro ao meio dia soltar o foguete, fazer uma queima de fogos. Isso tem sido no Brasil, em vários lugares, uma grande manifestação de fé, de amor, de carinho à Nossa Senhora”. (Foto: Arquivo Diário Tribuna/ 2019).