16ª edição do AMM nos Municípios debateu estratégias para o desenvolvimento do Vale do Mucuri

0
113
Realização da 16ª edição do encontro virtual AMM nos Municípios – projeto Desenvolve Minas

Realizada na terça-feira (27/10), a 16ª edição do “AMM nos Municípios – Encontro on-line nas Microrregiões” que faz parte do projeto “Desenvolve Minas”, uma parceria da AMM (Associação Mineira de Municípios) com o Sebrae Minas. A 16ª edição encerra a primeira fase dos encontros virtuais por Minas Gerais e, neste dia o encontro aconteceu na microrregião do Vale do Mucuri em parceria com a AMUC – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri.

Mediador do encontro on-line, Lu Pereira, coordenador de comunicação da AMM

O evento debateu sobre estratégias para o desenvolvimento dos municípios que compõem a microrregião do Vale do Mucuri, tendo como mediador Lu Pereira que é coordenador de comunicação da AMM. Nesse encontro foi debatido um tema específico que é “Estratégia para o desenvolvimento dos municípios”. Dentro desse tema teve um painel que abordou a aplicação de recursos frente à Covid-19 com o TCE e o desenvolvimento territorial por meio de consórcios públicos.

Também foram apresentados dois cases da região: O Case regional Almenara – Centro de inspeção Municipal e o fortalecimento dos pequenos produtores. E o Case regional – Redes colaborativas para o crescimento, além dos programas de parcerias do Sebrae na região, e apresentados dois vídeos, um institucional do projeto e outro que é a parte de capacitação dos gestores públicos, especialmente com foco no encerramento de mandato.

Participação do vice-presidente da AMUC, prefeito de Ladainha Walid Nedir Oliveira

O vice-presidente da AMUC, diretor da AMM na região, e prefeito de Ladainha, Walid Nedir como anfitrião, representando o presidente da AMUC e prefeito de Santa Helena de Minas, Artur Rodrigues da Silva, disse que o Vale do Mucuri com aproximadamente 500 mil habitantes, constituído por famílias de baixa renda tem os IDHs mais baixos do estado. “Essa iniciativa dos parceiros do programa Desenvolve Minas vem ao encontro dos anseios da nossa população, isso que nossa região está precisando, a união do Sebrae, Emater, IMA”, disse Walid destacando a importância do consorciamento para que o selo SIM seja viabilizado, tendo em vista que quase 75% da nossa população está na zona rural.

Diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, chamou a atenção da parceria entre Sebrae e TRE
O vice-presidente da AMM, Rui Ramos disse estar muito satisfeito com o resultado alcançado com os eventos

Além da contribuição e auxílio na execução de projetos como esse que desenvolvem a região, o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, chamou a atenção da parceria entre Sebrae e TRE na adesão de “Todos pela Democracia”, onde o próprio Tribunal vai entregar o guia do novo prefeito empreendedor a todos os eleitos. O vice-presidente da AMM, Rui Ramos disse estar muito satisfeito com o resultado alcançado com os eventos. “Porque é necessário a gente dar continuidade ao desenvolvimento, oferecer condições para os novos gestores que vão assumir e vão precisar de muito apoio pós-pandemia. Ainda não sabemos as dificuldades que vão passar”.

Participação do analista de controle externo do TCE-MG, Pedro Henrique Magalhães Azevedo
Analista técnica do Sebrae Minas, Ariane Vilhena

O analista de controle externo do TCE/ MG, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, falou sobre a aplicação de recursos referentes à covid-19, falou da ação de fiscalização do órgão e, também, da criação de uma comissão e um hotsite da Covid-19 www.tce. mg.gov.br/covid, com todas as novas legislações. A analista técnica do Sebrae Minas, Ariane Vilhena falou sobre o Sistema de Inspeção Regional Consorciado. Ela destacou que atualmente, principalmente com a demanda de políticas públicas concretas de médio e longo prazo, a junção de esforços e cooperação entre os entes viabiliza tais projetos de grande porte, como iluminação, saneamento e saúde.

Case regional Almenara foi apresentado por Humberto Pereira, analista do Sebrae Minas
Bruno Sá apresentou o case regional Redes colaborativas para o crescimento

O case regional Almenara “O Selo de Inspeção Municipal e o fortalecimento dos pequenos produtores” foi apresentado por Humberto Pereira, analista do Sebrae Minas. O case regional “Redes colaborativas para o crescimento” foi abordado por Wedson Bruno Cordeiro de Sá, gestor técnico da Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas. Encerrando o evento, o trabalho do “Sebrae Minas: programas e parcerias” foi apresentado por Jeferson Rodrigues Batalha, analista técnico do Sebrae Minas.

Analista técnico do Sebrae Minas, Jeferson Rodrigues Batalha encerrou o evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui