Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni promove “Café da Manhã com os Candidatos”

0
1033

Os candidatos à prefeitura de Teófilo Otoni apresentaram propostas de governo que ajudarão no desenvolvimento econômico da cidade

Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni (CDL-TO): Presidente Frank Alves, vice-presidente Luiz Resende com a equipe de colaboradores, Katiúscia, Tâmara, Vinícius, Bete e Herick

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni – CDL- -TO realizou de 04 a 11 de novembro, um encontro com os candidatos à prefeitura de Teófilo Otoni, oportunidade em que todos apresentaram suas propostas de governo para a classe empresarial, que ajudarão no desenvolvimento da cidade. O presidente da CDL- -TO, Frank Alves ficou feliz ao encerrar com sucesso os seis dias de evento, destacando que a CDL é a casa da união, do debate e da democracia. Todos os candidatos tiveram o mesmo tempo para mostrarem suas propostas, discutirem com a sociedade, com os empresários.

“Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que vieram, de coração, agradecer à nossa equipe de colaboradores que participou efetivamente, organizando e contribuindo maravilhosamente para a realização do evento. A gente fica muito satisfeito com a nossa equipe. Agradeço mais uma vez vocês da imprensa que tiveram aqui todos os dias participando conosco”, disse Frank Alves, ressaltando que, esses seis dias de trabalho foram intensos na CDL para ouvir os candidatos. Mostrou como a CDL participa do movimento democrático, como participa da vida ativa da sociedade. “Nós, além dos serviços que prestamos, fizemos também esse trabalho que é de mostrar os candidatos à comunidade, ou vindo e conhecendo suas propostas de governo”.

Dando continuidade aos trabalhos nessas eleições 2020, nesta quinta-feira (12), às 20h, a CDL-TO realizou o 2º debate com os prefeitáveis em parceria com a Rádio 98FM, oportunizando aos munícipes conhecer melhor os candidatos e suas propostas, com isso ajudando na decisão de escolha. Os dois debates tiveram a participação de quase 30 mil pessoas nas plataformas digitais da Rádio 98 FM TO. Frank disse que a estrutura montada para os debates condiz com a grandeza da CDL e também com a grandeza da Rádio 98. “CDL e a 98, mais uma vez mostrando que o diálogo, a união é que faz a força”, concluiu Frank.

Na quarta-feira (4), a CDL recebeu o candidato Roque Saldanha. Sobre a economia da cidade, um dos temas abordados na sua participação, ele disse que para alavancar a economia pretende fazer uma parceria com todos os empresários. “Prefeito nenhum cuida de uma cidade sozinho. Irei fazer as PPPs (Políticas Públicas Privadas), em parceria com os empresários gerando emprego e renda, e eu sei como fazer isso. Eu entendo de gestão e entendo de administração. Cidade que tem emprego é cidade que vai sair do buraco. Cidade sem emprego e sem parceria com empresários, ela não vai pra frente”, disse.

Na sexta-feira (5), a CDL recebeu Fábio Marinho. Segundo ele “o grande desafio primeiramente é restaurar todas as vagas de trabalho que foram perdidas em razão da pandemia. A fala inicial é a aproximação com o SEBRAE, CDL, SINDCOMÉRCIO, ACE, pra que através de um planejamento conjunto nós possamos resgatar”. Disse que no seu plano de governo tem algumas propostas, inclusive já apresentadas nesse encontro com os empresários no café da manhã na CDL. Destaca que a prefeitura não pode ser responsável por essa mudança porque a iniciativa privada tem essa força de inovação que o serviço público não tem.

Na terça-feira (10), Bruno Balarini afirmou que não há chance de desistir de sua candidatura, que não vai desistir de defender Teófilo Otoni, de devolver a cidade para os teofilotonenses, tirando das mãos daqueles que se sentem donos da política. “Basta a gente observar a movimentação política nos últimos dias, eu fico me perguntando onde estão os ideais por Teófilo Otoni? Eles não existem. Viraram apenas assunto politiqueiro. Em que pese o meu respeito aos políticos, os modelos que eles representam atrasaram nossa cidade. Falo isso porque trabalhei para esses dois grupos e reafirmo, se fosse bom, se eu acreditasse, estaria lá”.

Na quarta-feira (11), Daniel Sucupira destacou que, esse evento proporcionado pela CDL faz com que os candidatos apresentem suas plataformas, suas ideias, e, o seu governo tem uma marca de diálogo, de conversa com as pessoas. “Foi um debate extremamente interativo. Quero agradecer todas as pessoas que vieram pra cá, pessoas que acreditam no nosso trabalho, os empresários que apoiam nossa a campanha que aqui estiveram, representantes de sindicatos, de entidades sociais, enfim, um conjunto de pessoas que têm o mesmo propósito que nós, que é fazer de Teófilo Otoni a cada dia uma cidade melhor”. No momento em que nós temos um pós pandemia pra cuidar, a sociedade empresarial tem um papel fundamental em estar de mãos dadas com a prefeitura.

Mesmo já tendo anunciado a sua desistência do pleito eleitoral, na quinta-feira (5), Paulo Henrique Coimbra compareceu na CDL explicando os motivos de sua decisão. Disse que entendeu que a população anseia por uma renovação, entendeu também que ele já teria alcançado nesse momento a sua votação, que foi expressiva na última eleição municipal. “Isso poderia dar a vitória ou a derrota a alguém, como foi feito na última eleição. Mas o anseio da população dessa vez, é o anseio de pessoas que estão buscando uma transformação”. Disse que tem responsabilidade e entende que a cidade anseia por mudança.

Na segunda-feira (9), Edson Soares foi o convidado e, nesta data ele também anunciou a sua desistência da candidatura. Disse que desde o ano passado vem buscando unidade e união em torno de nomes que pudessem polarizar as forças políticas, pudessem ajuntar todos pelo bem da cidade. “Para resgatar a dignidade política, resgatar a esperança do real, não no fictício, e resgatar o sorriso de nossa Teófilo Otoni”. Disse que na reta final de campanha são normais as mudanças, porque “a vida é muito dinâmica e a política é mais dinâmica ainda. Nós temos que acompanhar a história. Não podemos ficar com vaidade pessoal”. Ele estará apoiando Marinho.

Momentos do Café da Manhã da CDL com os candidatos

Propostas da CDL para o futuro gestor

A CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni é uma entidade reconhecida em Minas e no Brasil pelo papel que representa no exemplo de gestão e responsabilidade com a defesa dos direitos da comunidade lojista. Uma entidade não política, mas que não foge aos seus compromissos de contribuir politicamente com o desenvolvimento da cidade. 

Neste seu papel político já está participando da organização de debates com os candidatos a prefeito da cidade, em parceria com a Rádio 98FM e ainda promovendo encontros individuais com cada candidato para debate de ideias e entrega de propostas que a entidade elaborou no sentido de contribuir com o desenvolvimento da cidade.

Estas propostas foram elaboradas em parceria com o SEBRAE com o intuito de orientar os próximos gestores municipais a buscar um caminho diferente dos trilhados até hoje. A cidade precisa desenvolver, criar novos empregos e oportunidades para a população.

Estamos em uma cidade com grande contingente de estudantes que, após a conclusão dos cursos são obrigados a aceitar trabalhos abaixo de sua capacidade, única e exclusivamente por a cidade não oferecer oportunidades de crescimento profissional a esse grande número de jovens.

Apresentamos propostas no sentido de facilitar a atividade econômica no município, na criação de novos negócios com a consequente geração de emprego e renda:

As propostas são focadas no incentivo a criação de pequenos negócios que representam 98% das empresas do País, são responsáveis por 54% dos empregos formais, 30% de toda a riqueza nacional e estão presentes em 100% dos municípios brasileiros, segundo dados do SEBRAE, e que entendemos que se encaixa no perfil econômico da região. Vamos a elas:

1- Estimular e facilitar a formalização de empreendimentos e de Micro empreendedores individuais.

2- Desenvolver programas de desenvolvimento a partir das vocações e oportunidades do município e região. Ex. Estimulo a profissionalização dos floricultores da Lajinha (Exemplo de Holambra), Plantações de frutas com tecnologia e aproveitamento do excedente na industrialização e comercialização para os grandes centros consumidores, etc.

3- Estabelecer diálogos permanentes com o setor produtivo, promovendo reuniões, encontros temáticos, trocas de experiências, missões, visitas a cases de sucesso e a construção de agendas com as lideranças.

4- Reduzir o tempo de abertura de empresas, adotando a premissa de boa-fé, a simplificação de processos e o licenciamento online, adotando de imediato as medidas de desburocratização propostas na Lei de Liberdade Econômica. (A CDL já disponibilizou ao poder municipal leis de simplificação já adotadas em algumas cidades do Brasil).

5- Manter um canal permanente com as Entidades de classe, para divulgar oportunidades de negócios em compras públicas.

6- Dar preferência aos pequenos negócios locais e regionais nas compras do município.

7- Contratar micro empreendedores individuais para a realização de pequenos serviços em prédios e espaços públicos, ao invés de contratar funcionários inchando a administração municipal.

8- Estimular a organização de feiras livres de produtos locais.

9- Implantar o ensino do empreendedorismo, incluindo inovação, sustentabilidade, educação financeira e associativismo em todas as escolas do município com a formação e treinamento de professores da rede de ensino nestas áreas.

10- Qualificação profissional através de parcerias com SENAC, SESI, SEST, instituições de ensino e empresas privadas para promoção de cursos de formação e qualificação profissional. A cidade somente conseguirá atrair empresas industriais quando puder oferecer a essas empresas mão-de-obra qualificada.

11- Construir parcerias com organizações da sociedade como ICETAS – Instituto CDL de Tecnologia e Assistência Social e outros, para promoção da inclusão pelo associativismo e empreendedorismo.

12- Promover o município como destino e participar de rotas de turismo.

13- Apoiar a participação de empreendedores locais em missões técnicas, feiras e exposições nacionais e no exterior com o objetivo de trazer novas técnicas para o município.

14- Incentivar o associativismo e a cooperação para compras compartilhadas, produção coletiva, divulgação e comercialização de produtos, visando a abertura de novos mercados locais, regionais e nacionais.

15- Implantar serviços online e desburocratizados para a população, modernizando o atendimento da prefeitura e ampliando a transparência na administração dos recursos públicos.

16- Garantir internet de qualidade nas escolas, em consequência melhorando a qualidade do ensino.

17- Implantação de uma Usina de Reciclagem de lixo em parceria Público-Privado.

18- Criação de Usina Fotovoltaica para distribuição de energia limpa para os prédios públicos e iluminação pública.

Atenciosamente,

Francisco Alves Ribeiro

Presidente da CDL Teófilo Otoni

(Texto e Fotos: Jornal Diário Tribuna)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui