Médico Rodrigo Lobo faz apelo ao secretário de saúde e ao prefeito de Teófilo Otoni

0
4951

Dr. Rodrigo defende tratamento precoce urgente
para tirar Teófilo Otoni de um possível colapso

Dr. Rodrigo Lobo – Médico Emergencista

O médico de Teófilo Otoni, dr. Rodrigo Lobo emitiu uma nota e publicou um vídeo nesta quinta-feira (17/12), apelando ao secretário municipal de Saúde e ao prefeito municipal de Teófilo Otoni, pra deixarem ele ajudar mais no combate à Covid-19. O médico alerta-os da importância do tratamento precoce nos primeiros sintomas, e afirma que hoje existem evidências científicas suficientes para uso do protocolo de tratamento precoce da Covid-19.

“Importante dizer que o tratamento precoce reduz a replicação viral, diminui o risco de evoluir com gravidade. Não se deve aguardar resultados de testes. Iniciar o tratamento nos primeiros sintomas e depois testar, para não perder tempo, pois o mesmo deve ser instituído até o 3º dia do início dos sintomas para ser o mais efetivo possível. Não se deve usar corticóide nos 5 primeiros dias de sintomas, pois aumenta a chance de evoluir com gravidade. O paciente tem direito ao tratamento. Se houver sintoma, não fique em casa. Vá ao médico e exija ser tratado. Não aceite prescrição de dipirona e orientação de ir para casa e esperar ter falta de ar. Que Deus nos abençoe”, disse.

No vídeo o médico pede até pelo amor de Deus pra que o secretário e o prefeito deixem ele ajudar mais no combate ao coronavírus – “Aos meus amigos de Teófilo Otoni, eu tenho uma preocupação, a Covid tem avançado na nossa cidade, mas também fico feliz porque temos um grupo de médicos voluntários que têm feito um trabalho brilhante usando o protocolo de tratamento precoce. E é sobre isso que eu quero falar com vocês. Não fiquem esperando em casa tomando apenas dipirona, esperando a falta de ar, esperando piorar. Quando você sentir qualquer sintoma gripal procure uma unidade de saúde, procure a UPA, um hospital, um posto de saúde e exija o protocolo de tratamento precoce. Já existem inúmeras evidências que as medicações usadas nesse tratamento precoce reduzem a replicação viral. E reduzindo a replicação viral impede que o paciente chegue numa fase mais avançada da doença de forma grave. É lógico que não é 100% eficaz, mas a eficácia gira em torno de 90 a 95%. Então, exija o tratamento precoce, não espere, você tem direito ao acesso a esse tratamento”.

Outro apelo que o dr. Rodrigo Lobo fez foi diretamente ao secretário de Saúde – “Eu faço apelo ao nosso colega, senhor secretário de Saúde, é hora de rever conceitos. Eu peço ao senhor, reveja os conceitos, abra a sua mente, existem mais de 150 estudos mostrando a eficácia das drogas usadas no tratamento precoce. É hora de evitar o colapso senhor secretário. Se as UTIs estão lotadas, se faltam profissionais médicos, enfermagem, não é por falta de vontade desses profissionais, é porque realmente não tem. Mas há uma forma de solucionar esse problema, pelo amor de Deus secretário, institua o tratamento precoce na nossa cidade”, implorou.

Lobo citou como exemplo a cidade de Belém, Porto Feliz em São Paulo, experiências exitosas com a taxa de letalidade menor que 1%. “Podemos fazer essa diferença aqui na nossa cidade. Já me coloquei à disposição várias vezes, mas o senhor prefeito não me deixa ajudar. Mas eu tenho ajudado da forma como eu posso, através do voluntariado com meus colegas da “Teó Vence a Covid”. Em nome da dra. Márcia eu cumprimento a todos. Através do meu trabalho na UPA também, na Unimed, no SAMU, no Hospital Santa Rosália, e eu coloco o meu nome à disposição mais uma vez, deixe-nos ajudar vocês, institua o tratamento precoce, converse conosco, a gente mostra as evidências, mas não deixem mais as pessoas morrerem. Podemos evitar esse colapso, é o apelo que eu faço ao senhor secretário. População de Teófilo Otoni, que Deus nos abençoe, exija o seu direito de ser tratado precocemente, Fique com Deus”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui