Rede de Atenção Psicossocial de Teófilo Otoni realiza ações na campanha Janeiro Branco

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A Rede de Atenção Psicossocial de Teófilo Otoni (RAPS), CAPS II, CAPS AD III e CAPS infanto-juvenil, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma vasta programação neste mês de janeiro alusiva à campanha Janeiro Branco. As equipes dos CAPS estão orientando e incentivando as pessoas a se cuidarem, a terem uma atenção maior para a saúde mental, antes mesmo de identificar algum transtorno em relação a esse cuidado diário que precisa ser feito, tanto da mente quanto do corpo.

Assistente social do CAPS AD,
Dayane Soares passa informações
relevantes sobre o Janeiro Branco

A assistente social Dayane Soares do CAPS-AD, explica que janeiro foi escolhido como o mês para a campanha Janeiro Branco por entender que é o primeiro mês do ano, um mês em que as pessoas se planejam para realizar as ações no decorrer do ano. “A gente costuma até dizer que é uma página em branco. O janeiro por ser o primeiro mês, as pessoas recebem essa página em branco pra preencher com aquilo que melhor vai trazer prazer, conforto, organização, tudo que se realiza primeiro se organiza na mente. Essa campanha também trata disso, as pessoas precisam se organizar, e organizar a mente para poder realizar as suas funções, executar as suas ações”, disse.

Dayane destaca que a pandemia trouxe vários agravantes, especialmente em relação à saúde mental. Aumentaram muito os casos de transtornos graves relacionados ao uso de álcool e droga, que são os casos de atendimentos realizados no CAPS- -AD III. “E nós estamos lidando com toda essa situação, além de que os profissionais da saúde não pararam o trabalho. A gente também identifica em alguns momentos profissionais que estão sofrendo com essa questão da pandemia, devido ao medo, a pressão, e isso também é um problema de saúde mental que precisa ser cuidado para que não leve a uma depressão ou transtornos maiores”, disse.

Ela ressalta ainda que, “a pandemia para todos nós trouxe essa grande preocupação e estamos nós funcionários da saúde aprendendo a dançar na chuva, aprendendo a lidar com isso e atender esse público que chega também com várias questões para serem resolvidos, para serem orientados”.

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