Câmara Municipal aprova o projeto “Doadores do Futuro” de autoria do vereador Gabriel Gusmão

0
915
Projeto de autoria do vereador Gabriel Gusmão

Teófilo Otoni – A Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprovou em reunião ordinária realizada no mês de fevereiro de 2021, o projeto “Doadores do Futuro”, de autoria do vereador Gabriel Gusmão. A Lei 7546/2021 institui, no âmbito do município de Teófilo Otoni, o programa Doadores do Futuro, a ser realizado nas escolas da rede pública municipal de ensino.

O programa tem a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância da doação voluntária de sangue. Consiste na promoção de cursos, seminários e campanhas para os alunos, seus familiares e a comunidade do entorno das escolas, durante o período de aulas, visando à orientação e conscientização acerca da importância da doação de sangue e, para a sua consecução, fica facultada a colaboração de profissionais da área de hematologia/saúde. Visa incluir o tema nos debates em sala de aula, pelas escolas, para os alunos desde o fundamental.

O Poder Executivo deverá regulamentar a presente lei, no prazo máximo de 60 dias, contados da data de sua publicação. “Estou muito feliz por ver nosso projeto, Doadores do Futuro, sendo executado. A primeira instituição de ensino, CNA, aderiu à campanha que criamos por Lei, com intuito de conscientizar nossos alunos sobre a importância da doação de sangue para que, quando puderem, realizarem essa ação e compartilharem vida. Muito obrigado e parabéns ao CNA, que a iniciativa sirva de exemplo para que outras instituições possam aderir ao nosso projeto, que na verdade, pertence à cidade”, disse Gabriel Gusmão.

Ele explica que o projeto foi promulgado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes, e apesar de ter 60 dias para sua regulamentação pelo município, não carece de regulamentação quanto a escola particular, como o CNA que já colocou em prática, já marcou para os funcionários irem ao Hospital Santa Rosália fazerem a doação para ajudar a repor o banco de sangue, porque os alunos não podem. Carece de regulamentação só para escolas da rede pública municipal de ensino.

Banco de Sangue – O volume de doadores tem diminuído, deixando o banco de sangue do HSR abaixo da reserva, em estado preocupante porque é um hospital que atende uma região estimada em mais de um milhão de habitantes em mais de 60 municípios, sobretudo, em tempo de pandemia que doadores temem ir a unidades hospitalares. Mas as doações estão sendo agendadas anteriormente, todos os cuidados estão sendo tomados pra que o doador seja recebido com segurança.

Quem pode doar sangue: é preciso ter entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal). Ter idade máxima de 60 anos incompletos para fazer a primeira doação. Peso superior a 50 quilos. Sentir-se bem e com saúde. Estar alimentado. Apresentar documentos com foto expedido por órgão oficial. Você pode doar qualquer tipo sanguíneo. Doar sangue é um gesto de amor e pode salvar vidas. Agendamento: (33) 3529-1618.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui