INSS retoma bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

0
662

A rotina de bloqueio será a partir deste mês de maio

A partir deste mês de maio 2021, os benefícios previdenciários poderão ser suspensos caso o segurado não faça a prova de vida no prazo. O bloqueio estava suspenso desde março do ano passado, devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com a Portaria 1.299, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (13), a rotina iniciará com os benefícios em que não houve a realização da comprovação de vida por nenhum canal disponibilizado para tal procedimento, sendo estes selecionados para integrar o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial.

O INSS identificou cerca de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020.  Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando desta forma o bloqueio de seus benefícios.

O INSS destaca ainda que a prova realizada junto às instituições financeiras continuam válidas e podem ser realizadas normalmente. A prova de vida tem a finalidade de comprovar que o beneficiário do INSS ainda vive e deve ser realizada anualmente.

Acompanhe, abaixo o podcast “Momento INSS”, que traz mais esclarecimentos com o gerente-executivo do INSS no Rio de Janeiro, Caio Figueiredo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui