Criado o primeiro Museu de Teófilo Otoni

0
1515

Ocorreu na quinta-feira (22/07/2021) o lançamento do Museu Virtual Vale do Mucuri, o MUVIM, em reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Teófilo Otoni. A criação de um museu em Teófilo Otoni e região é um antigo sonho de grande parte da comunidade. Ainda que não o ideal, pois o objetivo é também o museu físico, esse ambiente virtual se torna o principal espaço de memória do Vale do Mucuri.

De acordo com a presidenta do MUVIM, Rivani Negreiros, “A equipe que pensou o MUVIM, já tinha pretensão em buscar uma maneira para guardar e multiplicar a memória do Vale do Mucuri. Com a participação nos Conselhos Municipais e com as orientações do Sistema Estadual de Museus, a equipe percebeu a necessidade e a possibilidade, para dar o primeiro passo para implantar este Museu. Para a materialização da ideia, com o impulso das mídias digitais, em tempos de pandemia, entendeu-se o ambiente virtual como uma opção. Lançamos o Museu, e seguiremos pesquisando para sua ampliação em Teófilo Otoni e as distintas cidades do Mucuri ou região intermediária de Teófilo Otoni”.

O MUVIM se propõe, nesse primeiro momento, realizar duas exposições permanentes. Uma exposição é a de fotografias, retiradas do acervo de Fany Moreira, pesquisadora e fotógrafa que conta com vasto acervo regional. A outra exposição relaciona-se com a cartografia do Vale do Mucuri. São mapas da região, do século XIX, organizados pelo professor Leônidas Conceição Barroso e a professora Mariana da Silva Ferreira. História e geografia, portanto, andam juntas, conforme aponta o Sérgio Lana, diretor operacional do museu e professor do IFNMG, campus Teófilo Otoni: “Com a implantação do MUVIM, temos o objetivo de divulgar e preservar, ainda que virtualmente, as histórias e as geografias do Vale do Mucuri”.

Para Valmer Batista, vice-presidente do museu, “Um dos objetivos, entre outros, é proporcionar a qualquer cidadão e principalmente aos estudantes, um painel histórico sobre a cidade de Teófilo Otoni e o Vale do Mucuri”.

O MUVIM se encontra sob a responsabilidade da Associação Amigos do Museu Virtual de Teófilo Otoni e região, sendo composta atualmente por: Rivani Lopes Negreiros (presidenta), Valmer Batista (vice-presidente), Márcio Achtschin Santos (diretor-geral), Munira Molaib (diretora de comunicação), e Sérgio Lana Morais (diretor operacional). A atividade técnica e divulgação são realizadas por Isabella Rodrigues de Sá e Igor Dias C. de Jesus. São parceiros do projeto a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto Federal Norte de Minas Gerais – Campus de Teófilo Otoni, sistema Estadual de Museus de Minas Gerais e Clube Libanês de Teófilo Otoni.

Segundo a diretora de comunicação do MUVIM, Munira Molaib, “o museu chega para socializar informações sobre a cidade de Teófilo Otoni e região, tornando conhecida a história regional. Isso é importante para o processo de resgate e preservação da memória, elevação da autoestima de seu povo e construção da sua identidade cultural”.

Para acessar o MUVIM, basta entrar no endereço https://museuvirtualvaledomucuri.com.br/ . Vai ser uma viagem inesquecível. (Informações/ Imagens: Márcio Achtschin Santos – diretor-geral).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui