Parceria envolve campos de interesse comum: o Direito e a Ciência da Computação
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) firmaram na quarta-feira (1º/07) um protocolo de intenções que envolve cooperação em campos de interesse comum: o Direito e a Ciência da Computação. O ato foi o último do desembargador Nelson Missais de Morais como chefe do Judiciário mineiro.
A cerimônia que selou o acordo foi realizada de forma remota, por meio de videoconferência, e reuniu o desembargador Nelson Missias, a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e outros representantes do Judiciário mineiro e da universidade.
Durante a reunião, o desembargador Nelson Missias de Morais ressaltou que o Processo Judicial eletrônico (PJe) já se encontra instalado nas 297 comarcas mineiras, mas que é preciso avançar mais e tornar mais criativa a prestação dos serviços jurisdicionais remotos.
“O conhecimento produzido na UFMG será fundamental para a melhoria dos mecanismos do Tribunal relacionados à tecnologia da informação. Somos cada vez mais parceiros da universidade, da ciência e da educação”, declarou.
A reitora destacou que o protocolo é mais um passo importante da parceria, que vem sendo “especialmente profícua”, com o TJMG. “Compartilhamos o compromisso com a educação e a ciência, e a UFMG está, como sempre, à disposição para contribuir para o bem-estar da população de Minas”, disse a reitora.
Esforço conjunto – O protocolo de intenções prevê o esforço conjunto da UFMG e do Tribunal de Justiça para o desenvolvimento de projetos de ensino em temas de ciberdireito, direito computacional e ciência da informação, oferta de disciplinas e cursos conjuntos e programas de imersão para capacitar os profissionais do TJMG na análise de dados.
Na área da pesquisa e da inovação, o acordo prevê construção de bases de dados jurídicas, operacionalização de grupos de estudos, transferência tecnológica, promoção de eventos de disseminação dos conhecimentos produzidos pela parceria e fomento de ações de empreendedorismo.
Participaram da videoconferência, da sede do TJMG, o desembargador Nelson Missias de Morais; os juízes Delvan Barcelos Júnior, Jair Francisco dos Santos, Luiz Carlos Rezende e Santos, Ruy de Almeida Magalhães e Rosimere das Graças do Couto; e o diretor de Informática, Antônio Rolla.
Pela UFMG, além da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, participaram o diretor da Faculdade de Direito, professor Hermes Vilchez Guerrero; o chefe do Departamento de Ciência da Computação, professor Wagner Meira Júnior; o professor da Faculdade de Direito Roberto Novaes; e o chefe de gabinete da Reitoria, Rui Rothe-Neves.
Com informações da UFMG
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG