Dr. Éder Detrez cumpre agenda em Belo Horizonte para apresentar seu projeto “Teófilo Otoni Malha Y”

0
570

O médico ortopedista e traumatologista, mestre em ortopedia pela SCMBH, membro da SBOT, SBQ e SBCOC, dr. Éder Detrez Silva, vice-prefeito de Teófilo Otoni, foi a Belo Horizonte, onde cumpriu extensa agenda para apresentar o projeto de sua autoria, que construiu aqui durante toda a sua história em Teófilo Otoni, “Teófilo Otoni Malha Y”, uma ferrovia que abrange os três vales: Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus. Ele relatou a viagem em entrevista ao Diário Tribuna.

Detrez chegou a Belo Horizonte dia 30/08, e o primeiro encontro foi com Pedro Lourenço, proprietário dos Supermercados BH, entregando a ele um ofício solicitando que venha trabalhar no Vale do Mucuri, pois não tem a sua empresa em Teófilo Otoni. “Foi oferecido a ele que instalasse aqui um Centro de Distribuição no nosso Polo Industrial. Isso foi visto pela equipe do Supermercado BH com muito entusiasmo, uma vez que eles estão abrindo supermercados, um a dois por mês nas regiões de Minas, e nessa região ainda não temos”. Foi apresentada a ele a movimentação de mais de um milhão e quinhentas mil pessoas, que vem a Teófilo Otoni para fazer compras ou outras necessidades.

No dia seguinte (31/08), o dr. Éder esteve na Cidade Administrativa, também levando ao conhecimento da equipe de Governo o projeto da ferrovia, entregou um exemplar, porque o projeto tem que ser levado ao conhecimento de toda equipe de infraestrutura do Governo. Na última visita do Governador em Teófilo Otoni, no final de abril de 2021, dr. Éder esteve com ele e falou com o secretário de infraestrutura sobre o projeto. Para a equipe de Governo, dr. Éder entregou também um exemplar do projeto Jovem Aprendiz, pedindo apoio. Na oportunidade, falou sobre os cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Governo no programa Trilhas de Futuro, que Teófilo Otoni ficou de fora.

Dr. Éder Detrez com o vice-governador de Minas Gerais, Paulo
Brant, durante audiência pública na ALMG

Na tarde de terça-feira (31/08), dr. Éder participou de uma audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Para nossa satisfação de participar daquela bancada lá, estavam presentes o deputado estadual da Bahia, o Robinho, o prefeito de Caravelas, a superintendente Vânia Silveira que corresponde a pasta de infraestrutura do Governo Zema, o deputado federal Fábio Ramalho, o presidente da Comissão João Leite, o vice-presidente Gustavo Mitre, e o vice-governador Paulo Brant. “Essa audiência foi muito importante, porque nós pudemos discutir e ver como está o andamento dos políticos baianos, o empenho que eles estão fazendo, já partindo do Porto de Caravelas, vindo a Teófilo Otoni, e a Araçuaí.

Dr. Éder ressalta que o vice-governador se colocou como um padrinho do seu projeto. “Todos gostaram também da minha apresentação, porque eu apresentei pela segunda vez lá na ALMG, a ferrovia para os Três Vales, que é “Teófilo Otoni Malha Y”. Eu pude apresentar didaticamente, todos gostaram realmente desse traçado dos estudos que foram mostrados, o beneficiamento que vai ocorrer de uma ferrovia passando aqui no Vale do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus. Foi muito bem aceito esse projeto lá”.

O deputado João Leite sugeriu que o dr. Éder aqui em Teófilo Otoni lidere alguns prefeitos e lideranças da política do Nordeste de Minas. Da mesma forma, o prefeito Silvio Ramalho, de Caravelas, vai fazer com prefeitos do Extremo Sul da Bahia, para fazer esse debate. Está agendada uma visita à cidade de Teixeira de Freitas no mês de setembro com a presença do Governador Zema, e da Fundação Dom Cabral, um pilar importante nesta construção e na liberação de dados confiáveis para construção da ferrovia. Também ficou acertado que o dr. Éder estará apresentando o projeto para a FDC, já está agendada uma visita, talvez ainda neste mês de setembro.

No dia 1º de setembro, o dr. Éder esteve na FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, onde foi recebido pelo vice-presidente da instituição, Emir Cadar Filho, que foi muito receptivo e gostou muito da apresentação do dr. Éder, do projeto da ferrovia Malha Y, para os Três Vales. “Mostrei que a ferrovia vai causar o impacto desenvolvimentista para a região do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, assim como o Extremo Sul da Bahia, resgatando um erro da história quando foi extinta em 1966. Ele entendeu muito bem, trouxe para junto da reunião, um engenheiro de ferrovias, Leonardo Tavares, e todos pudemos debater em conjunto. Ficou de todos somarem forças: a FIEMG, a ALMG, o Governo Estadual, políticos como o João Leite, o vice-governador Paulo Brant, e políticos baianos, para fazer a comunhão para viabilizar o projeto Teófilo Otoni Malha Y, assim como resgatar a Ferrovia Bahia-Minas. “O objetivo dos baianos é resgatar a Bahia-Minas no trajeto de Caravelas até Araçuaí, e comungando com o nosso projeto Malha Y, que vai pegar esse braço que vem lá da Bahia, e fazer uma ligação com a Petrocity, ferrovia que sai de São Mateus e vai a Belo Horizonte”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui