19º Batalhão de Polícia Militar de Teófilo Otoni comemora 39 anos de existência

0
1452

A Polícia Militar de Minas Gerais realizou solenidade na manhã de quinta-feira (23/12) para comemorar os 39 anos de existência do 19º Batalhão de Polícia Militar sediado em Teófilo Otoni, oportunidade em que foram homenageados militares que se destacaram no ano de 2021, alguns civis e instituições parceiras. Para marcar a data foram realizadas algumas atividades para representar a importância do 19º BPM para a região de Teófilo Otoni, como torneios de abordagem, tiro, Jiu jitsu e futebol, algumas atividades diretamente ligadas à entrega que a PM faz nas ruas.

O tenente-coronel Rafael Muniz é o 25º comandante que passa pelo 19º Batalhão, e disse que é motivo de muito orgulho, de muita honra, estar à frente de uma unidade tradicional, que tem um significado importante para região. Ele informa que são 21 municípios, 373 mil pessoas, 400 militares, e junto com a satisfação e honra de estar comandando a unidade, vem a grande responsabilidade, e precisa ser comemorada tão importante data.

“Gostaria de homenagear todos os militares, nossos colaboradores, mas infelizmente nós não temos condições, então elencamos algumas pessoas que fazem parte dessa construção, desse momento tão significativo para o Batalhão”, disse Muniz, informando que chegou aqui em 2001, já são 20 anos de carreira na PMMG, já galgou todos os postos no 19º Batalhão, e se sente honrado de ainda estar nesta unidade.

O comandante da 15ª Região de Polícia Militar, coronel Menezes Júnior, destaca que são 39 anos de vitórias, conquistas, lutas e de envolvimento com a sociedade do nordeste mineiro. Que os policiais homenageados são indicações dos comandantes das companhias do 19º Batalhão, que acompanham os trabalhos deles no dia a dia, que vem se destacando no serviço operacional, administrativo e em outros setores. Destacou que há uma sequência de anos com redução da criminalidade violenta, com indicadores positivos a serem apresentados para a sociedade de Teófilo Otoni e região.

“Um trabalho abnegado, de coragem dos nossos militares. E valorizando também aqueles pioneiros que desbravaram aqui o Nordeste de Minas, que iniciaram esse trabalho junto à comunidade na região”. Coronel Menezes ressalta que, além dos militares, foram homenageados civis e representantes de empresas que são parceiros. Da imprensa foram homenageados: Victor Couy (TV Record), Josilei Silva (Rádio 98FM) e Marcos Pereira (Rádio Teófilo Otoni).

“O comandante da unidade, tenente-coronel Muniz e o seu corpo de oficiais e praças estão reconhecendo o valor e o apoio da sociedade civil organizada, porque a Polícia Militar não trabalha sozinha, não faz nada isoladamente, é preciso contar com apoio da comunidade para ter uma melhor condição de trabalho e oferecer um serviço de melhor qualidade” concluiu o coronel Menezes.

O empresário Rômulo Maciel foi um dos homenageados pela parceria com a PMMG e recebeu uma linda miniatura da viatura da instituição. “Eu me sinto muito honrado com a homenagem recebida na cerimônia de comemoração dos 39 anos do 19º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. A miniatura já está guardada ao lado da mini frota da Viação Vale do Mucury, na minha sala, em local de destaque. Família Mucury parceira de Teófilo Otoni”, disse.

19º Batalhão de Polícia Militar – Teófilo Otoni

Criado pelo Decreto nº 22.507 de novembro de 1982 e instalado através do Decreto nº 22.523, de 07 de dezembro do mesmo ano, recebendo a missão constitucional da manutenção e preservação da ordem pública, atuando sobre a extensa área geográfica que abrangia à época de sua criação, os vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, que correspondem aproximadamente a 10% do território do estado de Minas Gerais, o qual tinha sob sua jurisdição 61 municípios e 29 distritos. O 19º Batalhão de Polícia Militar limitava-se naquele período com o norte do Estado da Bahia, a leste com os estados do Espírito Santo e Bahia e a oeste com o 3º Batalhão de Polícia Militar (Diamantina) e 10º Batalhão de Polícia Militar (Montes Claros).

Inicialmente, a unidade foi instalada na Rua Dom José de Haas, Bairro São Diogo. Sendo posteriormente transferida para o Bairro São Jacinto. Com a criação do 44º BPM de Almenara, da 14ª Companhia de Polícia Militar Independente em Araçuaí e da 24ª Companhia de Polícia Militar Independente em Nanuque, a área de competência da unidade restringiu-se ao Vale do Mucuri e parte do São Mateus, sendo o responsável por 21 cidades e cerca de 80 distritos, córregos e povoados, prestando segurança pública a cerca de 400.000 cidadãos mineiros em uma área de mais de 18.000 km².

Esta unidade de execução operacional ocupa posição estratégica de elevada expressão no Estado de Minas Gerais, uma vez que sua área é cortada pelas rodovias federais, BR116 (Rio-Bahia) e MGC418, que liga o nordeste do Estado com o extremo sul do Estado da Bahia, tendo um grande fluxo de veículos na época de veraneio, uma vez que muitos turistas trafegam no intuito de irem às praias do sul da Bahia e norte Capixaba.

O 19º Batalhão passou por uma descentralização de suas companhias e hoje conta com um total de 05 companhias: 42ª (zona norte de Teófilo Otoni), 232ª (Novo Cruzeiro), 47ª (área central e sul de Teófilo Otoni), 74ª (Pelotão Tático Móvel e Pelotão de Trânsito) e 155ª (Itambacuri). Atualmente o 19º BPM está sob o comando do tenente- -coronel Rafael Duarte Muniz, tendo assumido o comando da unidade no dia 05 de janeiro de 2021.

Em 09 de dezembro de 2021, o 19º BPM sediado em Teófilo Otoni completou 39 anos de existência oficial. Intitulado “Sentinela do Nordeste Mineiro”, a unidade que cobre 21 municípios vem proporcionando paz social e incessante combate à criminalidade de forma bastante interativa com as comunidades que atende. Para comemorar a data, o comando realizou diversas atividades durante a última semana, sendo: torneio de futebol society, torneio de abordagem policial militar, torneio de tiro e a I copa de Jiu Jitsu do 19º BPM, contando com a participação de competidores militares de diversas frações, abrilhantando as festividades com entretenimento. (Fotos: cedidas por Victor Couy).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui