Frente Mineira de Prefeitos realiza a 1ª Jornada da Saúde em Teófilo Otoni

0
135

Numa ação inédita a Frente Mineira de Prefeitos (FMP) realizou na sexta-feira (18/8/2023) a 1ª Jornada da Saúde, no Expominas, em Teófilo Otoni, com participação de prefeitos, secretários e gestores de saúde de mais de 50 municípios da região Nordeste do estado, que engloba os vales do Jequitinhonha e Mucuri. Com o tema “Financiamento e Planejamento do SUS”, o evento contou com a orientação e apresentação de secretários nacionais e presença de mais de 800 pessoas.

O prefeito de Teófilo Otoni e presidente da Frente Mineira de Prefeitos, Daniel Sucupira fez um balanço positivo do lançamento do evento na região. “Um dos objetivos da Frente é contribuir para a melhoria de todas as áreas da administração pública, e a saúde é uma prioridade. Temos uma avaliação positiva dessa primeira reunião da jornada em Teófilo Otoni. A região tem a menor cobertura da saúde no Estado. A nossa macrorregião nordeste é a que tem menos leitos de UTI e cobertura hospitalar, com índices alarmantes que precisam ser transformados”, ressaltou.

Sucupira frisou que a discussão da saúde tem que ser integrada, que Teófilo Otoni não consegue fazer a saúde sozinha. “Se a saúde das cidades do entorno não funcionar, a saúde de Teófilo Otoni também não funciona. E se a de Teófilo Otoni não funcionar bem, a saúde da região também não funciona. Esse grande movimento que estamos fazendo busca promover essa integração, essa união em prol de uma aplicação mais efetiva dos recursos da saúde, e consequentemente a amplitude do nosso trabalho” disse o prefeito.

A superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Ferreira apresentou os impactos da saúde, onde serão investidos os recursos, quais as modalidades e as ações priorizadas do novo PAC anunciado pelo presidente Lula. Ela enfatizou a importância das 14 macrorregiões que englobam o PAC da saúde, que foi lançado no dia 11 de agosto, e a aplicação de recursos no valor de R$ 30,5 bilhões para o fortalecimento das regiões. Disse que vai ter investimento da atenção primária, para expansão do atendimento da atenção secundária e terciária, aumentando a acessibilidade da população, e universalizando mais o SUS.

O secretário do governo municipal, Pio de Castro destacou que o evento tratou de um assunto importantíssimo que é a saúde, com representantes de 57 cidades da região, do Ministério da Saúde, oportunidade de apresentar as demandas e as dificuldades. “Mas também de ouvir as novidades que nós temos encaminhadas no Ministério da Saúde, com a nova gestão do presidente Lula, eu tenho certeza que a população vai ser muito bem beneficiada por conta desses encaminhamentos que nós vamos dar por aqui”, disse Pio de Castro, destacando os serviços prestados em Teófilo Otoni, como: PSFs que contam com médicos, e, em 5 PSFs tem médicos e dentistas noturnos.

Para o secretário de planejamento e serviços urbanos, Tarcirlei Marinielo de Brito, “esse é um evento que entra para a história de Teófilo Otoni, graças ao dinamismo e empenho do nosso atual prefeito Daniel Sucupira, que também é presidente da FMP que está capitaneando esse evento aqui, trazendo a presença do Ministério da Saúde para dentro de Teófilo Otoni”.

O presidente do Consórcio Intermunicipal da Saúde (CIS-EVMJ), Nêgo Sampaio frisou que já discutiu com prefeitos que logo após a covid iria ter uma saúde represada, principalmente na primária: exames, consultas, raio-x, ultrassom, ressonância, tomografia, enfim, o que é tratado no Consórcio de Saúde Mucuri, Jequitinhonha. E nessa discussão, disse que gostaria de saber de onde vem e de que forma captar recursos, dos governos estadual e federal, para fazer a saúde nesta região.

O diretor do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júnior, apresentou os mecanismos e ferramentas tecnológicas de acesso à informação, e falou sobre os fundos e os financiamentos do SUS. Também explicou sobre o piso nacional da enfermagem. A FMP vai percorrer mais 17 regiões com a Jornada da Saúde, ouvindo os gestores municipais e levando orientações pertinentes à melhoria da saúde no Estado.

(FOTOS: DIÁRIO TRIBUNA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui