A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município de Ladainha, divulgou na quarta-feira, 25 de setembro de 2024, ofício encaminhado aos pais, mães e alunos, e servidores da Rede Municipal de Ensino deste município, informando que:
“Em decorrência de Decisão proferida pelo Meritíssimo Juiz Eleitoral da 270ª Zona Eleitoral de Teófilo Otoni em representação eleitoral ajuizada pela Coligação Um Novo Tempo, Uma Nova História, constituída pelos partidos AVANTE, AGIR e PRD, dos candidatos Ronan Jardim César e Telma Marçal Costa (processo nº 0600970-08-2024.6.13.0270 / 270ª Zona Eleitoral de Teófilo Otoni), foi proibido o uso pelos alunos e servidores do uniforme escolar fornecido pela Prefeitura Municipal de Ladainha”.
Ainda, segundo o ofício: Desta forma, a partir desta quinta-feira (26/9/2024), não poderão os alunos e servidores comparecerem com os respectivos uniformes escolares fornecidos pela Prefeitura de Ladainha às salas de aulas.
Segundo a Secretária Municipal de Educação: “Devendo ser cumprida a ordem judicial, resta somente à Secretaria Municipal de Educação se solidarizar com os pais e alunos pela postulação indevida da Coligação Um Novo Tempo, Uma Nova História, constituída pelos partidos AVANTE, AGIR e PRD de referida ação judicial em proibir o uso dos uniformes pelos alunos e servidores da rede municipal de ensino”. Junto ao ofício, foi anexada a decisão judicial para que todos tomem conhecimento.
O prefeito de Ladainha divulgou um vídeo falando sobre a decisão da Justiça Eleitoral, lamentando o ocorrido e disse que o seu sentimento é de indignação, com tal atitude dos seus adversários que entraram com a ação para proibir o uso dos uniformes fornecidos pela prefeitura. Segundo o prefeito, com o intuito de lhe prejudicar, essa atitude está prejudicando as crianças – “que não têm nada a ver com essa politicagem. Essa politicagem que há muito tempo eu estou sofrendo tantas pressões com ela”. Disse que vai trabalhar com o setor jurídico da prefeitura para reverter essa ação judicial e retornar com os uniformes para as crianças do município. “Porque é com muita indignação que eu estou fazendo esse comunicado a vocês”, disse.
Para a aquisição do uniforme escolar, solicitado, a assessoria jurídica apresentou à nossa reportagem o processo licitatório de 2023, mostrando que a cor para ser confeccionado o uniforme é “Tiffany” (um tom de azul turquesa) com gola alaranjada. Segundo assessoria jurídica, a Coligação Um Novo Tempo, Uma Nova História, constituída pelos partidos AVANTE, AGIR e PRD alega na ação que “a cor do uniforme teria a ver com a cor de campanha do atual prefeito, e não tem”.