O sargento Amorim e o sargento Mikael, do Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco (GEPAR) do 19° Batalhão de Polícia Militar de Teófilo Otoni, estão participando de uma visita técnica à Polícia Nacional da Colômbia. Em missão oficial, os militares Teofilotonenses, compõem a comitiva que está representando a Polícia Militar de Minas Gerais naquele país.
Os militares viajaram dia 11 de novembro. Durante os dias de imersão na Polícia Colombiana, eles conhecerão instalações, capacidades e estrutura de funcionamento do trabalho da Polícia Nacional Colombiana, considerada modelo de referência em organização policial. A missão também teve a oportunidade de conhecer a “Comuna 13”, uma região que, nas décadas de 80 e 90, era sinônimo de caos e violência, dominada pelo tráfico de drogas e marcada pelos atos criminosos de Pablo Escobar.
Hoje, a “Comuna 13” é um exemplo inspirador de como a inovação, aliada à aplicação de tecnologia de ponta e inteligência artificial, pode redefinir a segurança pública. Projetos sustentáveis, iniciativas de geração de emprego e renda, além de um foco incansável na segurança, preservação da ordem pública e harmonia social, tornaram essa comunidade um modelo mundial.
Os sargentos Amorim e Mikael foram selecionados para integrarem a referida missão após o GEPAR do 19° BPM, ser premiado e alcançar o segundo melhor lugar em uma seletiva que avaliou o trabalho, produtividade e eficiência de outros 62 grupamentos GEPAR de todo o estado. (Informações/Fotos: PMMG/ 19º BPM/ Teófilo Otoni).