
A Caixa Econômica Federal realizou uma capacitação para Gerentes Municipais de Convênios e Contratos (GMCs), em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC), na terça-feira (17/6/2025), visando qualificar os profissionais responsáveis pela gestão de convênios e contratos nos municípios, para aprimorar a execução de projetos e a gestão dos recursos públicos.
A capacitação é para que os GMCs se tornem referência na gestão de convênios e contratos, promovendo mais eficiência, segurança e alinhamento estratégico. Eles tiveram a oportunidade de: – Aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades estratégicas essenciais para a gestão de convênios e contratos; – Fortalecer a comunicação entre a CEF, clientes e demais atores envolvidos; – Trocar experiências e boas práticas com profissionais de diferentes regiões.

O Superintendente Executivo de Governo da Caixa Econômica Federal – Superintendência Regional do Norte de Minas, Carmo Domingues da Silva Neto, apresentou o portfólio de serviços prestados pela CEF, e destacou que é a única instituição financeira que tem uma estrutura própria que cuida só de governo, e tem um superintendente para atender aos gestores. Disse ainda que, tem uma área de engenharia para cuidar dos contratos, para que os gestores não percam prazos, não percam emendas.

O engenheiro Gustavo Magalhães Tavares Pereira Fortunato destaca que a matriz da CEF em nível de Brasil criou essa capacitação, e os GMCs daqui da região têm sido capacitados, em parceria com a AMUC, para nivelar conhecimentos e estreitar o elo com a CEF. Gustavo tem a função de supervisor de filial, parte institucional e assistência técnica com os municípios, que também auxilia em financiamento, CPPs (Caixa Políticas Públicas), prestação de serviços, uma área que trabalha com infraestrutura.



(AMUC).