A concessionária Nova 381 iniciou no último sábado (27) a cobrança eletrônica de pedágio no sistema de livre passagem (free flow) da BR-381, em Minas Gerais. As duas primeiras praças estarão em operação nas cidades de Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270), conforme contrato da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os pórticos eletrônicos registram a passagem dos veículos por câmeras e antenas, eliminando as cancelas tradicionais. O débito será automático para motoristas com TAG, que terão desconto básico de 5%.
Quem não possui TAG poderá pagar posteriormente em postos de atendimento, totens instalados nas margens da rodovia, pelo aplicativo Nova 381 ou via Pix, e cartão de débito e crédito.
De acordo com a ANTT, os valores para veículos de passeio são de R$ 15,50 em Caeté e R$ 12,90 em João Monlevade. Para caminhões, as tarifas variam conforme o número de eixos. Também será aplicado desconto progressivo para usuários frequentes: a partir da 30ª passagem pelo mesmo pórtico no mês,
a tarifa reduzida é mantida. Outras três praças de pedágio devem ser implantadas até o início de 2026, nos municípios de Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. Para os moradores de Teófilo Otoni e dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, a BR-381 é rota habitual para Belo Horizonte — seja para compromissos de saúde, estudo, trabalho ou serviços disponíveis apenas na capital. Com a cobrança, cresce a preocupação com os custos adicionais das viagens regulares. A concessionária afirma que os descontos foram pensados para reduzir o impacto sobre usuários frequentes e que parte
da arrecadação será destinada a obras de manutenção e duplicação, além de serviços de apoio ao usuário e monitoramento. Motoristas devem estar atentos aos meios de pagamento aceitos e às informações sobre adesão ao sistema eletrônico para evitar pendências.
O que esperar a partir de sábado: > Motoristas devem estar atentos aos meios de pagamento aceitos e procurar informações sobre como obter TAG se ainda não o tiverem. > Quem não puder aderir ao sistema eletrônico vai usar as opções presenciais ou digitais disponibilizadas pela concessionária. > É possível que
haja adaptações iniciais ou dificuldades operacionais enquanto usuários se acostumarem ao novo sistema. > A expectativa é que o sistema de vitória de peso venha acompanhado de serviços
de apoio ao usuário e fiscalização reforçada, conforme cláusulas do contrato com a ANTT. (André Francisco).











