A capacitação on-line teve como tema “Estratificação de Risco e Critérios de Encaminhamento”
O Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) promoveu na segunda-feira (31/08), das 8h às 16h a capacitação para enfermeiros dos 32 municípios consorciados. O treinamento on-line foi projetado no CEAE onde os municípios tiveram acesso através do Google Meet, ressaltando que os enfermeiros novatos de Teófilo Otoni participaram presencialmente, todos cumprindo orientação de segurança sanitária, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, devido à pandemia (Covid-19).
Às 8h os participantes foram recepcionados com um Coffee Break, em seguida foi apresentada a equipe multiprofissional. A Capacitação foi ministrada pelas enfermeiras, cada uma falando sobre um critério específico cujos temas abordados foram: Cardiologia – com a enfermeira Heline Figueiredo, Diabetes – Enfermeira Elizângela Sampaio, Pé Diabético – Enfermeira Andressa Monteiro, Mastologia – Enfermeira Eloisa Santana, Ginecologia (Propedêutica de Câncer de Colo de Útero) – Enfermeira Sheila Pinheiro, Gestação de Alto Risco– Enfermeira Thais Ramalho, Pediatria – Enfermeira Clarice Ganem, Hipertensão – Enfermeira Heline Figueiredo, Nefrologia – Enfermeira Teresa Lacerda, e Urologia – Enfermeira Silvana Santos. A cada término de palestra, foi aberto espaço para perguntas e respostas. Das 12h às 13h30 houve um intervalo para almoço, mas logo em seguida foram continuadas as atividades. Foi um dia superprodutivo e o feedback da equipe foi fantástico!
O CEAE – É um Programa do governo do Estado sob-responsabilidade da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni e terceirizado para execução através de convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CIS-EVMJ). Atua como referência da média complexidade na perspectiva de qualificar a atenção ao usuário com diabetes, hipertensão, doença renal crônica, além de oferecer atendimentos à gestante e crianças de risco, mulheres com alterações de mama e de colo uterino. Também realiza vasta gama de exames de rotina que auxiliam no acompanhamento de quem recebe o tratamento.
“Esta capacitação é direcionada para os profissionais de saúde dos municípios atendidos no CEAE sobre Estratificação de Risco e critérios de encaminhamentos e são realizados todos os anos para podermos capacitar profissionais novos e reajustar critérios inseridos e/ou aqueles procedimentos/ exames que conseguimos contemplar. Para este ano no contexto da pandemia tivemos um diferencial que foi a transmissão para os profissionais de outros municípios que por recomendações de não aglomeração não estavam presentes, mas que puderam participar durante todo o dia da capacitação e interagir fazendo questionamentos. A todo o momento somos desafiados e encaramos sempre com muita responsabilidade. Quero parabenizar a toda equipe pelo empenho em efetivarmos nosso treinamento para melhor organização da rede de atendimento”, disse a gerente Jakeline Assis.
“Como Coordenadora da Assistência, procuro sempre ficar atenta na admissão dos pacientes no CEAE. Aperfeiçoar os profissionais de saúde é ´melhorar o que eles já sabem´. É de suma importância que esses critérios de encaminhamento sejam sempre atualizados, pois dessa forma conseguimos fortalecer as redes de atenção com o objetivo em comum que é o atendimento e adesão do paciente ao tratamento. Reconheço o trabalho fantástico que cada profissional exerce na ponta e torna-se gratificante elaborar essas ações, pois além de capacitar aprendemos com as trocas de conhecimentos e experiências. Esse ano teve esse momento diferenciado conforme falado pela Jakeline Assis, e com o apoio de toda equipe CEAE/CISEVMJ nossos objetivos foram alcançados e só tenho a agradecer! Valeu cada minuto dessa preparação. Foi excelente a participação dos profissionais, tanto presencial como online”, disse Miria Hollerbach.