Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni comemora 45 anos de existência

0
859

A Unidade de Saúde foi inaugurada no dia 29 de agosto de 1975 por meio do Decreto 17.340 emitido pelo então Governador de Minas Gerais, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça. Percebendo a necessidade de regionalizar os serviços de saúde, pois tudo era centralizado em Belo Horizonte, foram criadas 15 Centros Regionais de Saúde distribuídos em todo estado, entre eles o Centro Regional de Saúde de Teófilo Otoni, a atual Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni.

Em março do ano seguinte, iniciou o processo de contratação dos profissionais técnicos e administrativos para trabalharem na unidade. Eduardo José Ribeiro, da Vigilância Sanitária, foi um dos primeiros a ocupar o cargo.

Segundo ele, logo que os profissionais assumiram, fizeram um diagnóstico intencional para saber quais serviços de saúde eram ofertados para a população pelos municípios sob a jurisdição da Regional e concluíram que naquela época, nada era municipalizado. Com isso, o estado permaneceu oferecendo os serviços de saúde até meados de 1986. Paralelo a isso, os técnicos dos municípios foram capacitados pela equipe técnica da Regional de Saúde de Teófilo Otoni e passaram a assumir gradativamente esses serviços. “Foi o grande passo para a municipalização do Sistema Único de Saúde”, afirma Eduardo.

A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni pertence à Macrorregião de Saúde Nordeste, responde por 32 municípios sob sua jurisdição e conta hoje com 178 funcionários. Feliz aniversário!!!! Parabéns a todos que fazem e fizeram parte dessa história. (Por: Assessoria de Comunicação Social – Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui