Foi realizada na manhã de quinta-feira, 29 de outubro, a outorga da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos ao Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). O presidente, Felipe Martins Pinto, recebeu a medalha em nome da instituição.
Para Felipe, muito mais que uma alegria e uma honra pessoal, a homenagem por parte do MPMG, significa muito para o Instituto dos Advogados de Minas Gerais, instituição centenária, cuja fundação alterou o contexto social e jurídico de Minas e do Brasil.
“Esse reconhecimento, vindo de uma instituição com a qual, circunstancialmente, a advocacia acaba tendo momentos de antagonismo, é uma mostra de que o instituto tem caminhado no rumo certo, no sentido de seu estatuto, buscando não o aprimoramento de uma atuação simplesmente classista, mas ocupando-se, de fato, das causas que interessam para a Justiça no estado”, disse o presidente do IAMG.
Felipe Martins Pinto fez questão que o acompanhassem durante a condecoração pessoas que, segundo ele, contribuíram de forma decisiva para os avanços de sua gestão à frente do IAMG. Participaram a reitora da UFMG, Sandra Goulart; o subsecretário estadual de cultura, Fábio Caldeira; o juiz federal André Prado de Vasconcelos; o conselheiro do TCE-MG, Licurgo Mourão; o vice-presidente da Associação Comercial de Minas Gerais, José Anchieta da Silva; o diretor do Instituto de Ciências Penais, Gustavo Henrique de Souza e Silva; e o representante da OAB/Seção Minas Gerais, Alexandre Figueiredo.
A medalha foi entregue pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet. Também estiveram presentes à solenidade os procuradores de Justiça, Edson Ribeiro Baeta, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPMG (Ceaf), e Antônio de Padova Marchi Júnior.
Tonet apontou a escolha do IAMG como um dos agraciados com a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos como natural, considerados o brilho, o comprometimento, e a história do instituto. Ele ressaltou que a indicação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da Medalha.
“É uma homenagem que até poderia ter sido feita há mais tempo, mas fico feliz por ter a honra de realizá-la. Principalmente em meio a pessoas que, se são representativas para a atual administração do instituto, são também testemunhas e parceiros do trabalho de nossa gestão à frente do MPMG nesses últimos quatro anos”, disse o procurador-geral de Justiça.
Instituto dos Advogados de Minas Gerais
Fundado em 7 de março de 1915, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais é a instituição do gênero mais antiga do estado. É carinhosamente chamado de Casa Mendes Pimentel, remetendo ao nome de seu primeiro presidente, o jurista Francisco Mendes Pimentel. Seu atual presidente, Felipe Martins Pinto, é professor associado de Processo Penal da UFMG, Conselheiro Federal da OAB, mestre e doutor em Ciências Penais pela UFMG e pós-doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra.
Fotos: Eric Bezerra/MPMG / Ministério Público de Minas Gerais / Superintendência de Comunicação Integrada