Teófilo Otoni é a sexta cidade contemplada com o programa “Medicamento em Casa”

0
1113

Teve início na quarta-feira (10/06), em Teófilo Otoni, a entrega domiciliar de medicamentos fornecidos pela Farmácia de Minas. A ação faz parte do programa “Medicamento em casa” lançado pelo governo de Minas em parceria com a Defesa Civil do Estado e a empresa Mobilidade Urbana 99, com o objetivo de descentralizar a distribuição de medicamentos do componente especializado fornecidos pelas Farmácias Regionais, evitando com isso a exposição de pacientes do grupo de risco da Covid-19 em filas e aglomerações nestas unidades.

Neste primeiro momento, serão beneficiados os pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e com Asma. Mas, segundo o servidor da Subsecretaria de Gestão Regional, Luiz Fernando Prado de Miranda, o benefício poderá se estender a outros pacientes pertencentes ao grupo de risco da Covid-19 e que recebam medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Cinco farmácias regionais já estão em fase de execução do programa: Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, Divinópolis e Coronel Fabriciano. Teófilo Otoni é a sexta cidade contemplada com o projeto.

O serviço de entrega tem custo zero para o paciente e a princípio será realizado durante este mês de junho podendo ser prorrogado enquanto durar a pandemia da Covid-19. “Vou torcer para ser eterno esse projeto de entrega de medicamento em casa”, declara Leandro Nelson Langkammer, paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, e contemplado pelo programa.

Para Wilson Vieira Júnior, motorista do aplicativo Mobilidade urbana 99 que viabiliza a entrega desses medicamentos em casa, além de ajudar na preservação da saúde desses pacientes, o programa também contribui para mitigar o impacto financeiro sofrido pela classe dos taxistas. “O programa veio em boa hora é um avanço na nossa renda familiar que caiu drasticamente em 60% em decorrência dessa pandemia”, afirma.

Sobre o Programa – A empresa Mobilidade Urbana 99 fez uma doação para o estado de Minas Gerais com o objetivo de ajudar no combate ao novo coronavírus. O governo, através da Defesa Civil e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais decidiu utilizar o recurso para realizar entregas domiciliares de medicamentos do componente especializado fornecidos pelas Farmácias Regionais aos usuários da rede pertencentes ao grupo de risco da Covid-19 e evitando com isso a exposição desses pacientes em filas e aglomerações nessas unidades. Segundo Ocimar de Andrade Junior, Capitão PM da Defesa Civil do estado, o órgão utilizou de sua experiência em ajuda humanitária para dar o suporte logístico ao programa “Medicamento em Casa”.

Como funcionará? – Uma equipe do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni entra em contato com o paciente informando a data da entrega do remédio. Esse paciente por sua vez, deverá estar com seu cadastro atualizado no Programa Farmácia de Minas para o recebimento efetivo do medicamento em sua residência. Essa atualização pode ser feita pelo Whatsapp (31) 98282-4324 ou pelo e-mail: medicamentoemcasa@saude.mg.gov.br. Até o momento, 106 pacientes estão elegíveis para receber medicamentos em casa em Teófilo Otoni.

Os usuários com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e com Asma que não receberem a ligação deverão comparecer, normalmente, nas farmácias regionais conforme agendamento prévio para a retirada do remédio. Para os demais usuários que também fazem parte do grupo de risco da Covid-19, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível no site (https://www.saude.mg.gov.br/obtermedicamentos) para designar um procurador que possa retirar o medicamento em nome do paciente.

Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Superintendência Regional de Saúde Teófilo Otoni: A Farmácia Regional de Teófilo Otoni atende pacientes dos 32 municípios pertencentes à área de abrangência da SRS-TO. De Janeiro a maio deste ano já realizou 14.746 atendimentos, cerca 98 atendimentos por dia. Durante esse período, entregou 661.582 medicamentos. Quatrocentos e trinta e um processos para recebimento de medicamentos fornecidos pela Farmácia de Minas foram abertos, nos quais 336 foram deferidos. (SRS-TO).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui