Sete dicas para aproveitar a Black Friday durante a pandemia

0
659

A Black Friday de 2020 será a primeira da história realizada em meio a uma pandemia. Desde que chegou ao Brasil em 2010, mobilizando 50 empresas do varejo nacional, a data é sinônimo de promoções e oportunidades para antecipar as compras de fim de ano. Em Minas Gerais, segundo uma pesquisa da Fecomércio MG, 29,3% do comércio varejista pretende realizar ações para o dia, que, neste ano, é celebrado nesta sexta-feira, 27 de novembro.

Entre as empresas que irão aderir à Black Friday no estado, 23% oferecerão descontos superiores a 50%. As ações para a data devem se concentrar, principalmente, nos segmentos de tecidos, vestuário e calçados (87,9%); móveis e eletrodomésticos (50,0%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (37,5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (30,0%) e livros, jornais, revistas e papelaria (25,0%).

A analista de relacionamento da Fecomércio MG, Aline Grazielle, ressalta que, devido ao cenário imposto pelo novo coronavírus (Covid-19), muitos empresários anteciparam as campanhas de Black Friday. “O objetivo é garantir a segurança dos consumidores e evitar aquelas típicas aglomerações da data, hoje impensáveis diante da pandemia e dos cuidados sanitários necessários ao período”, salienta.

Para o comércio, a antecipação das vendas pode ser um trunfo neste período, que começa a sinalizar uma ligeira recuperação da economia. “Se as empresas se empenharem em realizar ofertas que favoreçam aos consumidores, tomarem os devidos cuidados sanitários e investirem em divulgação, cresce a chance de o varejo se aquecer”, ressalta o economista- -chefe da Federação, Guilherme Almeida.

Se você pretende aproveitar a Black Friday deste ano, confira sete dicas das especialistas da Fecomércio MG e compre com segurança e sabedoria.

(1) Tenha um objetivo – Identifique qual produto você quer ou precisa; essa é uma ótima forma de começar uma compra. Fazendo assim, você filtra suas preferências e economiza tempo no momento das buscas.

(2) Identifique o valor regular – Procure pesquisar o valor do produto antes das promoções anunciadas. Confira se a promoção é realmente uma oferta e não “a metade do dobro do preço”.

(3) Economize – Filtre os produtos em vários sites de pesquisa e lojas físicas, dando preferência ao menor valor. Assim, você economiza tempo e dinheiro.

(4) Pesquise sobre os fornecedores – Procure fazer compras com as empresas que apresentem bom histórico e comentários positivos de consumidores. Muitos sites de busca apresentam estes conforme os produtos escolhidos e o espaço de comentários sobre a entrega.

(5) Estude as formas de pagamento – Algumas promoções possuem condições especiais para pagamento à vista, o que pode ser uma ótima opção na hora de economizar. Por outro lado, o uso do cartão de crédito sem juros pode ser a solução para realizar mais de uma compra, se você estiver sem dinheiro no banco. Não se esqueça de se planejar.

(6) Pense no seu bolso – Caso queira comprar a prazo, veja se será possível pagar as prestações sem se endividar. Se já houver outros pagamentos previstos em seu cartão de crédito, evite novas dívidas nessas condições.

(7) Fique atento às questões sanitárias – Verifique se o estabelecimento está cumprindo todos os protocolos sanitários, como a disponibilização de álcool em gel, o distanciamento exigido e a permissão de entrada na loja apenas para clientes com máscara. Cumpra você também a sua parte: não se descuide da higiene e garanta uma boa Black Friday para todos.

(Fecomércio MG – Assessoria de Imprensa).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui