A EPP está pronta para o retorno às aulas em 2021

0
863

De 2020 levaremos só o aprendizado

Dizer que o ano de 2020 foi atípico beira o clichê, entretanto, é essa a definição menos dolorosa e mais adequada para esse tempo de incerteza, de medos e muita, muita expectativa.

Toda essa mudança, repentina, atingiu em cheio a comunidade escolar. Diretores, educadores, colaboradores em geral, alunos e familiares sofreram uma alteração brusca em suas rotinas. Aos poucos, fomos assimilando o mundo digital e os termos que tivemos que aprender para praticar: ensino remoto, aprendizagem on-line, zoom, vídeo-aula, googlemeet, live, distanciamento social (o que inclui não fazer nem receber visitas, não frequentar festas, não cumprimentar com beijo, com abraço, sequer com um aperto de mão – quando poderíamos entender isso como ato de amor?), entre outros novos e antipáticos padrões de comportamento, mas extremamente necessários, que foram impostos a todos os seres humanos do planeta. E as ações que ficaram mais intensas? Higienizar objetos e mãos, usar álcool em gel, usar máscaras, trocar sapatos ao entrar em casa, cuidados, recomendações… tudo com uma só finalidade: evitar o contágio e a transmissão do Covid-19.

De repente, a sala de aula passou a ser a casa do aluno. As famílias também se adaptaram e participaram ativamente do ensino dos filhos, atuando como professores coadjuvantes dos que estavam “dentro da tela”, inventando e reinventando formas de transmitir conhecimento. Os alunos, por sua vez, não contaram com a ajuda presencial dos professores nem com a interação com os colegas. A rotina e as obrigações sem um tempo de lazer – já que não podem sair de casa – fizeram brotar a insatisfação, a ansiedade, a insegurança.

Precisamos vencer esse estresse de 2020 e vislumbrar um 2021 diferente, melhor, mais “normal”. É para isso que nos preparamos. Estamos prontos para receber a todos com muita segurança, com muito mais maturidade para o enfrentamento da crise, mais fortes e mais estruturados para darmos continuidade à nossa história de contribuição para o ensino de qualidade, que, ao longo de 52 anos, nos habilita como a melhor escola da região.

Ressignificando a volta às aulas – Foi a parceria firme e forte que temos com os alunos e seus pais, equipe pedagógica e administrativa da EPP que nos possibilitou a reinvenção em 2020 e a continuidade dos nossos sonhos em 2021.

Essa reinvenção ampliou nosso olhar e nos deu o entendimento de que o caminho que percorremos valeu a pena. Investir dia após dia no ensino de qualidade, na luta constante pela superação de nós mesmos, atingindo o patamar que desejamos e sempre aumentando o nível de cobrança de melhoria de todos nós, nivelando por cima o nosso compromisso com a formação integral de nossos alunos, nos estimula a fazer mais e melhor aquela que é a nossa proposta: sermos referência no setor educacional, buscando a vanguarda das transformações, aprimorando a qualidade das relações com as pessoas a quem servimos e cumprindo a nossa responsabilidade social.

Embora o impacto emocional nos alunos, suas famílias e profissionais da Educação tenha sido grande, seguimos acreditando que o retorno com precauções com a saúde física e emocional promoverá a volta à normalidade e o fortalecimento da relação família-escola. Inicialmente, começaremos na modalidade virtual, mas acreditamos e torcemos para que, em breve, possamos voltar à modalidade presencial.

Estamos sempre aqui, prontos para acolhê-los.

Vamos fazer um 2021 melhor, juntos?

(Fonte: Rúbia Neves/ Jornalista – 0014262/MG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui