Iniciativa permite que pacientes do grupo de risco da covid-19 permaneçam em quarentena
A partir desta quarta-feira (10/6), os usuários da Farmácia de Minas em Teófilo Otoni passam a ter acesso ao programa Medicamento em Casa. A iniciativa, lançada pelo Governo de Minas, garante a entrega domiciliar de remédios para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e asma, evitando a exposição de pacientes do grupo de risco da covid-19 em filas ou aglomerações nos Núcleos de Assistência Farmacêutica (NAFs) das Regionais de Saúde.
O serviço de entrega tem custo zero para os pacientes e faz parte das ações de combate ao coronavírus em Minas Gerais. Teófilo Otoni é a sexta cidade do estado a receber o programa. As Farmácias Regionais de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, Divinópolis e Coronel Fabriciano também já fazem a entrega dos medicamentos aos usuários cadastrados.
Como funciona – Uma equipe da Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni entra em contato com os pacientes para informar a data e o horário da entrega da medicação. Para receber os remédios em casa, a pessoa deve estar com seu cadastro atualizado no programa Farmácia de Minas.
Os portadores de DPOC e asma que não receberem a ligação devem comparecer, normalmente, nas farmácias regionais, conforme agendamento prévio, para a retirada dos medicamentos.
(Fonte: SEGOV – Governo de Minas – Central de Imprensa)