PRODUTOR RURAL – Esteja em dia com a vacina contra a brucelose e evite multa

0
721
Paulo Sérgio Almeida Santos – Contador, diretor da empresa Vitaly Almeida Contabilidade & Rural

A BRUCELOSE é uma das causas de perdas econômicas na produção pecuária, já que pode provocar queda na produção de leite, menor ganho de peso dos animais e aborto. A doença é causada pela bactéria Brucella abortus, sendo classificada como uma zoonose, pois pode ser transmitida do animal infectado para o ser humano.

Importante o produtor rural procurar um médico veterinário regularmente cadastrado no IMA para vacinar de forma adequada as bezerras, já que a vacina utilizada é do tipo viva atenuada, podendo causar a doença no ser humano caso haja algum tipo de acidente durante a aplicação.

CUIDADOS COM A VACINAÇÃO – As bezerras imunizadas com a vacina B19 devem ser marcadas no lado esquerdo da face com o número zero. A compra da vacina contra brucelose somente é permitida mediante apresentação do receituário, emitido por médico veterinário cadastrado no IMA, que fica retido no estabelecimento comercial. A vacina adquirida deve ser mantida entre dois e oito graus centígrados do momento da compra até a vacinação das fêmeas.

IDADE – A vacinação contra brucelose é obrigatória em todas as fêmeas das espécies bovinas na FAIXA ETÁRIA DE 3 A 8 MESES;

PRAZO – O produtor rural deve vacinar suas bezerras SEMESTRALMENTE, declarando por meio da entrega dos ATESTADOS DE VACINAÇÃO AO IMA até o dia 10 após o fechamento de cada semestre (10 de janeiro e 10 de julho);

MULTA – Quem não vacinar é passível de MULTA DE R$ 92,79 POR ANIMAL NÃO VACINADO. Além disso, quem deixar de declarar a vacinação contra brucelose ao IMA poderá ser MULTADO EM ATÉ R$ 18,55 POR ANIMAL NÃO DECLARADO.

PAULO SÉRGIO ALMEIDA SANTOS – Contador; Diretor da empresa VITALY ALMEIDA Contabilidade & Rural; Formação em Técnico em Contabilidade (E.E. Alfredo Sá – Teófilo Otoni); Formação Superior em Ciências Contábeis (Doctum-Teófilo Otoni); Pós Graduando em Gestão Financeira e Controladoria (FGV-Governador Valadares); Diretor do SINDCONT Nordeste Mineiro; Conselheiro da Junta de Recursos Fiscais em Teófilo Otoni; Diretor do CMDCA em Itambacuri; Diretor da ASSETI em Itambacuri; Diretor da CDL Itambacuri.

Críticas/sugestões: vitalyalmeida@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui