Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a covid-19 em Teófilo Otoni

0
1103

Uma auxiliar de serviços gerais e uma enfermeira foram as primeiras a serem vacinadas

Elza Marques – auxiliar de serviços gerais, trabalha na limpeza
de UTI no Hospital Bom Samaritano e Piedade Auxiliadora
Gonçalves – enfermeira que trabalha na UPA 24 Horas
foram
as duas primeiras a serem vacinadas em Teófilo Otoni

A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 (Coronavac) na manhã desta terça-feira (19/01/2021) e imediatamente já deu início à vacinação. Em solenidade realizada no Expominas duas profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus foram as primeiras a serem vacinadas. Elza Marques Ferreira, 41 anos, que é auxiliar de serviços gerais, trabalha na limpeza de UTI no Hospital Bom Samaritano, e Piedade Auxiliadora Gonçalves, 55 anos, enfermeira que trabalha na UPA 24 Horas. As vacinas foram aplicadas pelas enfermeiras Áglide e Marta Menezes.

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira explicou que Teófilo Otoni não vai trabalhar com cronograma de vacinação, porque o que se espera de um cronograma é que haja oferta das doses para que as datas sejam definidas para a comunidade. “Como nós temos o Instituto Butantan produzindo as vacinas, é necessário esse tempo para que cheguem a Teófilo Otoni, portanto, nosso alinhamento é por fases”. Sucupira explica que a fase 1, está sendo trabalhada com os profissionais que estão na linha de frente dentro dos hospitais. E dentro desta fase, tem a extensão para atendimento de outros profissionais que atuam na área da saúde.

Em seguida, serão vacinadas as pessoas com situação de comorbidades, os idosos que estão em asilos como o Recanto Frei Dimas. Além desse atendimento tem ainda a divisão para atendimento da comunidade idosa. A estratégia ainda vai ser comunicada no momento oportuno. O prefeito informou que o município recebeu 51 mil seringas agulhadas que já estão disponíveis. Todas as pessoas da UPA serão vacinadas porque todas estão na linha de frente de combate à Covid-19, em seguida profissionais do Hospital Santa Rosália, na sequência do Hospital Philadelfia. Conforme determinação do Ministério da Saúde a 2ª dose deve ser repetida com 21 dias para que a imunização possa surtir o efeito necessário.

(Fotos: Diário Tribuna).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui