O projeto Plantão Digital, que possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por videoconferência, com procedimentos em ambiente virtual, chegou a novas unidades no 3º Departamento, contemplando as regionais em Vespasiano e Ouro Preto, e, agora, também é realidade no 15º Departamento, nas regionais em Teófilo Otoni, Nanuque, Pedra Azul e Almenara. Com as recentes inaugurações, o projeto da Polícia Civil de Minas Gerais alcança 32 delegacias nas diferentes regiões do estado.
A proposta do Plantão Digital é otimizar o atendimento de ocorrências que tem conduzidos em flagrante, sem o deslocamento de equipes de policiais e dos envolvidos nos fatos – suspeitos, vítimas e testemunhas – a outras cidades para o recebimento do registro pela PCMG. O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, ressalta, ainda, o reflexo da iniciativa na promoção da segurança pública. “Evita que uma cidade fique desprovida do devido policiamento”, pontua.
O gerente do projeto, delegado Thiago Rocha Ferreira, destaca os benefícios da iniciativa, considerada também uma ferramenta de gestão, para a eficiência do trabalho de polícia judiciária. “Com a implantação do Plantão Digital, as equipes da Polícia Civil daquela localidade dedicam menos tempo de trabalho às atividades do plantão, tempo esse que é redirecionado para as ações afetas às investigações criminais. Isso significa mais investigações criminais qualificadas, mais prisões, mais cumprimento de medidas cautelares e mais segurança para os cidadãos da região”, explica.
Para este ano, segundo o chefe da PCMG, a meta é alcançar o total de 50 unidades policiais com o Plantão Digital em funcionamento. “A Polícia Civil prossegue, em ritmo acelerado, com foco nesse objetivo”, conclui Joaquim Francisco, que participou do lançamento do projeto em Teófilo Otoni. Ainda estiveram presentes na inauguração o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e o secretário adjunto da pasta, Jeferson Botelho Pereira. Representantes das forças de segurança também compareceram aos lançamentos nos departamentos.
15º Departamento – O lançamento do Plantão Digital no âmbito do Departamento de Polícia Civil em Teófilo Otoni, região Nordeste do estado, ocorreu nos dias 24 e 25 de maio. O chefe do Departamento, delegado Rômulo Quintino, pontua a importância do projeto. “Essa ferramenta é muito importante, porque está dando maior transparência aos nossos flagrantes e segurança jurídica em termos de garantias. Além disso, o maior avanço que nós temos é poder contar com o delegado na investigação de ponta”, assinala.
Também acompanharam a inauguração os delegados regionais em Nanuque, João Augusto Ferraz; em Almenara Amaury de Albuquerque; em Pedra Azul, Maria Martins; e em Teófilo Otoni, Washington de Souza Filho.
3º Departamento – A solenidade que oficializou o Plantão Digital em Ouro Preto e em Vespasiano ocorreu no dia 31 de maio. O superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado-geral Márcio Simões Nabak, que esteve presente no lançamento, pontua que o projeto representa ganhos para a instituição, “melhorando as condições de trabalho dos policiais”, e para a sociedade. “Tenho certeza de que será um sucesso, assim como nas demais unidades onde já foi inaugurado”, observa.
O chefe do 3º Departamento, delegado Hugo e Silva, que também destaca as vantagens do projeto e agradece a parceria: “O nosso muito obrigado a todos que puderem nos ajudar”. Os delegados regionais em Ouro Preto, Alfredo Resende Coelho, e em Vespasiano, Marcelo Mandel, participaram da inauguração nas respectivas unidades. (PCMG)