Presidida pelo advogado Gustavo Chalfun, a chapa OAB no Caminho Certo venceu com 37.755 votos
O advogado Gustavo Chalfun foi eleito, neste domingo (17/11), presidente da Seccional de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) para o triênio 2025-2027. A diretoria da OAB-MG será composta por Núbia Elizabette de Jesus Paula (vice-presidente), Sanders Barão Alves Augusto (secretário-geral), Cássia Marize Hatem Guimarães (secretária-geral adjunta) e Fabrício Souza Cruz Almeida (diretor tesoureiro).
“Cumprimento a chapa vencedora e desejo ao presidente eleito, Gustavo Chalfun, e à sua diretoria uma gestão exitosa e comprometida com os interesses da advocacia”, afirma Beto Simonetti, presidente nacional da OAB.
Para o Conselho Federal, foram eleitos: Sérgio Murilo Diniz Braga, Misabel de Abreu Machado Derzi, Sérgio Rodrigues Leonardo, Marcelo Tostes de Castro Maia, Daniela Marques Batista Santos de Almeida e Virgínia Afonso de Oliveira Morais da Rocha. A OAB-MG também elegeu conselheiros seccionais, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) e representantes das subseções.
Três chapas participaram da disputa para a diretoria da OAB Mineira. No total, foram 90.846 eleitores aptos a votar, sendo 68.554 votantes, um comparecimento de 75,46% dos eleitores. Deste número, 37.755 (61,15% votos válidos) foram da chapa OAB no Caminho Certo – Gustavo Clafun presidente; 16.703 (27,05% dos votos válidos) para a chapa OAB Para Você; e 7.286 (11,80% dos votos válidos) para a chapa OAB em suas Mãos.
Compõem a diretoria da OAB-MG como vice-presidente, Núbia Elizabette de Jesus Paula; o secretário-geral, Sanders Barão Alves Augusto; a secretária-geral adjunta, Cássia Marize Hatem Guimarães; e o tesoureiro, Fabrício Souza Cruz Almeida. A diretoria da CAAMG será composta pela presidente Ângela Parreira de Oliveira Botelho; o vice-presidente, Marco Antônio Oliveira Freitas; o primeiro secretário, Giuliano Almada de Oliveira; o segundo secretário, Rodrigo Ribeiro de Oliveira Botti; e o tesoureiro, Diogo Trevisani Lustosa.
Os conselheiros federais titulares serão: Sérgio Murilo Diniz Braga, Misabel de Abreu Machado Derzi e Sérgio Rodrigues Leonardo. Os suplentes serão: Marcelo Tostes de Castro Maia, Daniela Marques Batista Santos de Almeida e Virgínia Afonso de Oliveira Morais da Rocha.
O novo presidente Gustavo Chalfun – Com 46 anos, Chalfun eEstá inscrito na Seccional Mineira desde 2001 e atua nas áreas do direito Cível, Trabalho e Penal. Atualmente ocupa a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais – CAAMG (2022-2024); foi secretário-geral da OAB-MG (2016/2018), conselheiro seccional (2013/2015) e presidente da Subseção de Varginha (2010/2012).
Principais propostas – Sob sua liderança, serão implementadas diversas iniciativas voltadas para a inovação e o fortalecimento da advocacia, como: – Criação da Procuradoria de Defesa dos Honorários Advocatícios; – Ampliação do Sistema de Defesa das Prerrogativas, com programas voltados para mulheres e para a advocacia negra; – Manutenção dos pagamentos da advocacia dativa; – Programa de apoio à saúde mental da advocacia; – ESA Hub e ESA Conecta: inovação a favor da advocacia; – Gestão, marketing e empreendedorismo para a jovem advocacia. (Informações: OAB nacional / OAB MG / Fotos: OAB MG).
Na 28ª Subseção da OAB-MG – Teófilo Otoni, foram 382 votos para a chapa “OAB no Caminho Certo”, encabeçada por Gustavo Chalfun. E os advogados, Dra. Beatriz Cunha Cicci Neves e Dr. Gaspar Rosa passam a ser Conselheiros Estaduais da OAB de Minas.