A Justiça Federal realizou nos dias 28 e 29 de agosto, visitas institucionais às cidades de Araçuaí e Medina, no Vale do Jequitinhonha, com o principal propósito de inspecionar fisicamente as condições de funcionamento das Unidades Avançadas de Atendimento da Subseção Judiciária de Teófilo Otoni.
A oportunidade do encontro se mostrou surpreendente no sentido de ouvir pessoalmente os advogados, servidores, peritos judiciais, autoridades locais, bem como relatos de jurisdicionados atendidos nesses locais, engrandecendo o direito fundamental de acesso ao Poder Judiciário. A busca pelo aperfeiçoamento dos serviços prestados e o reforço das parcerias institucionais são indispensáveis o devido funcionamento e manutenção do programa que leva Justiça Federal para além da sede física na cidade de Teófilo Otoni.
O juiz federal, dr. Antônio Lúcio Túlio de Oliviera Barbosa e a Diretora de Secretaria, Emanuela Martins, ora em substituição, expuseram às autoridades e comunidade jurídica os resultados atualizados obtidos em cada uma das unidades, de Araçuaí e Medina, revelando por exemplo a finalização de mais de 90% dos casos que vão sendo continuamente apresentados à Justiça Federal.
A parceria, pioneira em Teófilo Otoni, hoje encontra-se regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através da Resolução 508/2023 e Resolução nº 2 do Tribunal Regional Federal da 6ª Região. (Informações/Fotos: Subseção Judiciária de Teófilo Otoni).