Começou a funcionar na quinta-feira (13) a primeira Apac Juvenil do mundo

0
1090

Também foi inaugurada a Apac de Conceição das Alagoas

A cerimônia que marca o início das atividades foi conduzida, a partir das 17h30, pelo 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Flávio de Almeida, que representou o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes. Também foi inaugurada a Escola Professora Maria José Lacerda da Mata, voltada para os recuperandos da Apac masculina, em Frutal. Esta será a primeira escola independente a funcionar dentro de uma Apac.

A cidade de Frutal foi escolhida para abrigar a primeira Apac Juvenil por ser referência na recuperação de presos que hoje ocupam as Apacs Masculina e Feminina na cidade. O projeto, que desperta a atenção de especialistas no assunto de todo o país, priorizará a recuperação de adolescentes por meio da educação.

Conceição das Alagoas – Mais cedo, às 14h30, será inaugurada a Apac de Conceição das Alagoas, também no Triângulo Mineiro. A nova Apac terá capacidade para receber até 84 recuperandos nos sistemas fechado e semiaberto. O projeto surgiu em 2017, quando o presídio da cidade foi desativado. Na época, a antiga edificação tinha capacidade para abrigar até 120 presos no regime fechado. Com a criação jurídica da Apac em Conceição das Alagoas, um ano após o fechamento do presídio, o projeto foi viabilizado com recursos do TJMG.

A nova Apac possui, além dos alojamentos para os 84 recuperandos, espaço para horta comunitária, laborterapia, aulas de artesanato e fábrica de tijolos. Futuramente será construída uma padaria. Esta é a 48º unidade da Apac em Minas Gerais. O custo médio mensal de um recuperando na Apac é de pouco mais de R$ 1 mil, contra R$ 4,3 mil no sistema convencional. O índice de reincidência nas Apacs é de 15%, contra 85% no sistema tradicional.

Inauguração da Apac de Conceição das Alagoas – Dia: Quinta-Feira (13/05), Horário: 14h30, Câmara Municipal de Conceição das Alagoas – Rua Floriano Peixoto, 405, Conceição das Alagoas. Início das atividades da Apac juvenil de Frutal – Dia: Quinta-Feira (13/05), Horário: 17h30 – Estrada da Pirajuba, km 1, Bairro Frutal II, Frutal.

(Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom – Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui